Em clássico carioca emocionante realizado na noite deste sábado, no Estádio do Engenhão, o Fluminense penou para conseguir furar a retranca do Botafogo, mas chegou ao gol no fim do duelo que foi crucial para a manutenção da equipe na liderança isolada do Campeonato Brasileiro. A vitória por 1 a 0 deixou a equipe tricolor ainda mais próxima do título nacional, agora a 10 rodadas do fim.

O gol salvador de Fred saiu quando a partida se encontrava em momento truncado, com ambos os times abusando das faltas e buscando contra-ataques a qualquer custo. Foi com o camisa 9, um dos heróis tricolores na campanha do Brasileiro, que o Fluminense buscou um tento redentor e liquidou a fatura no Estádio Engenhão, repleto de torcedores da equipe mandante.

O atacante tricolor marcou o gol da vitória aos 27min do segundo tempo, em lance que surgiu de um contra-ataque puxado do campo de defesa. Wellington Nem, em tarde inspirada, avançou pela meia direita e cruzou rasteiro, com perfeição, para Fred. O camisa 9, em grande fase, dominou completamente livre e só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro rival.

Do lado botafoguense, a equipe alvinegra não contou com o meia Clarence Seedorf em jornada inspirada. O jogador até buscou lances individuais e passes em profundidade aos seus companheiros, mas não teve a mesma eficiência de sempre e penou também pelos erros dos demais atletas de sua equipe. Assim, o Botafogo foi inferior no jogo e viu o rival festejar a vitória ao apito final.

O resultado deixou o Fluminense ainda com a “gordura extra”: uma diferença de seis pontos para o vice-líder Atlético-MG, que neste sábado atropelou o Figueirense por 6 a 0 e também segue firme na briga pelo caneco. Com 62 pontos, o time tricolor depende apenas de suas próprias forças para conquistar o Campeonato Brasileiro pela quarta vez em sua história.

O Fluminense, ainda líder disparado do Campeonato Brasileiro, volta a campo na próxima rodada contra o Cruzeiro, na quarta-feira, 10 de outubro, em confronto marcado para o Estádio do Melão, às 19h30 (de Brasília). O rival mineiro ocupa posição intermediária na tabela de classificação, com 36 pontos e entre os 10 primeiros colocados.

O Botafogo, por sua vez, ficou ainda mais distante da zona de classificação à próxima Copa Libertadores, já que estacionou nos 40 pontos e permaneceu na sétima colocação da competição. A equipe alvinegra agora terá como rival o Santos, pela 29ª rodada, em embate marcado para o Estádio Engenhão, quarta-feira, às 19h30.