Esta segunda-feira é o dia mais importante do ano para os rubro-negros. Às 8h, começa a eleição que vai definir quem comandará o Flamengo nos próximos três anos. Jorge Rodrigues, Eduardo Bandeira de Mello e Patricia Amorim são os candidatos para liderar o clube de maior torcida do país. O LANCE!Net acompanhará todos os detalhes do pleito, desde o início da votação até o anúncio do vencedor, através do blog Grito da Nação.

O assunto eleitoral tomou conta do noticiário rubro-negro durante a maior parte do ano. Depois de muitas conversas, reuniões e acusações, restaram apenas três chapas para o embate final.

Em razão do fraco desempenho do futebol nesta temporada, os candidatos Jorge Rodrigues e Eduardo Bandeira de Mello garantem dias melhores. Ambos prometem a formação de uma grande equipe. O nome de peso sonhado por eles é de Kaká, que está sem espaço no Real Madrid.

Por outro lado, a atual diretoria sonha com Robinho, que pretende deixar o Milan em janeiro, além de Renato Augusto, do Bayer Leverkusen e formado na Gávea.

Bem-sucedido, Jorge Rodrigues tem a marca estampada da empresa dele (Triunfo Logística) na camisa do Flamengo. Candidato da chapa Rosa, ele é tido como uma azarão e corre por fora para tentar surpreender a todos. Houve especulações de que poderia se unir a Patricia Amorim, mas seguiu firme.

Eduardo Bandeira de Mello foi a segunda opção da Chapa Azul, que surgiu como a principal oposição do clube. Primeiramente, Wallin Vasconcellos liderava, mas a candidatura dele foi impugnada. A chapa tem diversos nomes de empresários de sucesso, além de contar com o apoio de Marcio Braga, Luiz Augusto Veloso, Kleber Leite e o eterno ídolo Zico.

Por outro lado, Patricia Amorim tenta se apoiar nos feitos na parte social do clube além de avanços na parte estrutural do futebol, como as obras no Ninho do Urubu. Ela vinha sendo a favorita, mas acabou sendo desbancada nas pesquisas depois de muita pressão e a desistência de alguns candidatos.

OS CANDIDATOS

Patricia Amorim (Chapa Amarelo Ouro)

Patricia Amorim conta com o bom trabalho feito na parte social do clube, além das apostas nas divisões de base e avanços na infraestrutura do futebol. Por outro lado, os resultados no último ano deixaram a desejar e isso pode acabar prejudicando sua chance de ser reeleita.

“Espero no futuro ver o Flamengo entre os melhores do mundo. Eu respiro e vivo isso aqui até morrer, sendo presidente ou não. Sem o Flamengo, a minha vida não teria a menor graça”

Eduardo Bandeira de Mello (Chapa Azul)

Passou a ser o nome da chapa depois que a candidatura de Wallim Vasconcellos foi impugnada. Conta com o apoio de diversos empresários na chapa dele, além do maior ídolo do clube, Zico. A chapa surgiu como principal opositora ao trabalho de Patricia Amorim.

“Temos uma equipe de executivos bem-sucedidos na vida empresarial. Ao anunciar um vice-presidente eu me sinto como se fosse o Presidente da República anunciando um ministro”

Jorge Rodrigues (Chapa Rosa)

Empresário de sucesso, ganhou o apoio de Lysias Itapicurú, que abandonou a candidatura dele. Aposta as fichas no projeto para ter um elenco forte e fala na contratação de Kaká, que está sem espaço no Real Madrid. Para isso contaria com a ajuda de Djalminha.

“O futebol é nosso carro-chefe. É a nossa paixão, a razão de ser de todos os 40 milhões de torcedores espalhados pelo mundo. O futebol é a nossa fonte de alegria”