Estacionado na parte intermediária da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 35 pontos conquistados, o Flamengo recebe o Cruzeiro neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Precisando da vitória após a derrota de 3 a 2 para o Corinthians, para evitar assim qualquer risco de rebaixamento, o time carioca encara um adversário embalado pelo triunfo de 2 a 0 sobre a Portuguesa.

Dorival Júnior, técnico do Flamengo, afirma que a briga neste momento é contra o risco de rebaixamento e sabe que um tropeço em casa pode complicar ainda mais a sequência da equipe no Brasileiro. “Nós não nos livramos do rebaixamento ainda e temos que trabalhar muito para fugir desta situação. Estamos convivendo com essa realidade e só vamos mudá-la com uma sequência de bons resultados que possam nos dar uma pontuação de tranquilidade. Estamos focados neste jogo contra o Cruzeiro e ciente de nossas responsabilidades”, disse.

Flamenguistas minimizam Cruzeiro sem maiores preocupações

O fato de o Cruzeiro não ter maiores preocupações é minimizado pelos flamenguistas. O rival tem 39 pontos e praticamente cumpre tabela, já que são bem remotas as chances de uma vaga na próxima Copa Libertadores. “Não vejo o Cruzeiro sem ambições no Campeonato Brasileiro e mesmo que isso acontecesse o jogo seria difícil, pois é um confronto entre duas equipes de muita tradição e ninguém gosta de sair de campo derrotado”, disse o goleiro Felipe.

O Flamengo tem muitos desfalques para esta partida. Na derrota para o Corinthians, Dorival Júnior perdeu de uma só vez o zagueiro Welinton, o volante Amaral e o meia Renato Abreu, todos advertidos com o terceiro cartão amarelo. Já o zagueiro chileno Marcos González e o volante paraguaio Víctor Cáceres permanecem de fora, servindo às suas respectivas seleções nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.

Para a zaga, a tendência é que Frauches, barrado contra o Corinthians, recupere a condição de titular e forme o posto com Renato Santos. Já Airton deve ser o substituto de Amaral. Na frente, Liedson irá formar o ataque com Vagner Love.

A boa notícia, porém, fica por conta do aproveitamento do lateral esquerdo Ramon, que não enfrentou o Corinthians por questões contratuais, já que seus direitos federativos são ligados ao clube paulista. Ele vai ocupar a vaga de Magal.

Pelo lado do Cruzeiro, o técnico Celso Roth pretende aproveitar o bom resultado obtido no meio de semana para pegar embalo, vencer o Flamengo e tentar encostar no primeiro pelotão da tabela de classificação. O discurso do comandante foi “comprado” pelos jogadores.

“Nós temos que pensar a cada jogo e não em como está a situação do Campeonato Brasileiro. Temos que procurar vencer os jogos que nos restam no Campeonato Brasileiro, atingir a maior pontuação possível e ver o que acontecerá no final. Aqui estamos todos pensando em conquistar um grande resultado contra o Flamengo no Rio de Janeiro”, ressaltou o meia argentino Montillo.

Para este compromisso Celso Roth terá que mexer na zaga. Thiago Carvalho e Rafael Donato, que seria seu substituto natural, receberam o terceiro cartão amarelo contra a Portuguesa e estão suspensos neste sábado. Assim, Leo, que volta de suspensão, vai compor o setor com Matheus. O lateral direito Ceará, recuperado de uma entorse no tornozelo direito, volta no posto de Diego Renan, que fica como opção no banco.

No primeiro turno as duas equipes se enfrentaram no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), e o Cruzeiro ganhou por 1 a 0 com um gol marcado pelo atacante Borges no fim do primeiro tempo.