Leonardo Stahelin Eicke é fisioterapeuta especializado em acupuntura com diversos cursos em atualização em reabilitação da coluna. É membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e sócio-proprietário da Clínica Eicke Saúde/ITC Vertecral, com sede em Fortaleza, no Ceará.

Ele explica como evitar dores na coluna apenas com a correção da postura.

Midiamax: O que devemos fazer para evitar dores na coluna?

Dr Leonardo: Existem diversas recomendações para manter a coluna saudável e longe de problemas de postura, porém com a correria do dia-a-dia, muitas vezes parece impossível seguir tais recomendações. Vários fatores em conjunto contribuem para a degeneração da coluna: hábitos de vida; genética; obesidade; atividade física sem orientação; sobrecarga da coluna no passado, entre outros.

Midiamax: Quais fatores diminuem as dores na coluna?

Dr Leonardo: Atividades físicas sob orientação, que contribuem para fortalecer a musculatura da coluna, como o pilates, é uma ótima opção para diminuir a dor e promover uma postura adequada para a coluna. Também é muito importante que as pessoas observem a própria postura no decorrer do dia. Pequenas tarefas como varrer a casa, cozinhar, levantar-se da cama ou usar o computador, se forem feitas inadequadamente podem prejudicar bastante a coluna, promovendo dor e problemas como escolioses, lordoses ou cifose, conhecida como corcunda e a hérnia de disco.

Midiamax: Existe alguma dica para as donas de casa, como devem agir para evitar dores?

Dr Leonardo: Ao preparar os alimentos, procure manter a coluna ereta, os músculos abdominais contraídos e um dos pés apoiado em um pequeno banco. Ao varrer a casa, observe se a altura do cabo da vassoura corresponde com a sua altura e procure não se inclinar para frente, mantendo a postura mais ereta possível e com os pés afastados. Realize os movimentos de varrer com o corpo todo, evitando os movimentos rotacionais da coluna.

Midiamax: E para quem trabalha horas em frente ao computador, qual a dica?

Dr Leonardo: Coloque o monitor um pouco abaixo da linha dos olhos de modo que a cabeça não rode para cima, já que é a parte de baixo das lentes que contém o grau ideal para leitura. Mantenha os calcanhares no chão ou numa rampa de apoio; Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus ou ficarem pouco mais altos que o quadril; Mantenha sempre os cotovelos apoiados. Caso sua cadeira não tenha braços reguláveis, mantenha-os na mesa; Os punhos também devem ser apoiados sobre uma peça confortável; O encosto da cadeira deve ficar sempre em contato com a região lombar; Mantenha o quadril bem próximo ao encosto da cadeira; Mantenha o olhar sempre no horizonte. Caso você utilize lentes progressivas, o monitor deve ficar um pouco mais abaixo para evitar a extensão do pescoço (rosto olhando para cima).