A Fifa confirmou nesta sexta-feira a localização das 12 Fan Fests que serão distribuídas pelas 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. A entidade anunciou que o planejamento da programação foi realizado levando-se em conta “locações simbólicas de todo o País”.

As Fan Fests da Fifa têm como objetivo ser o segundo melhor local para torcedores do mundo todo se juntarem e acompanharem às partidas do Mundial – só atrás dos estádios. Nessas áreas são disponibilizados telões gigantes nos quais os fãs podem observar os jogos.

Nesta sexta, o órgão que rege o futebol mundial identificou os lugares nos quais serão instalados os Fan Fests nas sedes da próxima Copa, a ser realizada no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho de 2014: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

“O FIFA Fan Fest representa a parte mais emocionante do futebol e da Copa do Mundo da FIFA: milhares de torcedores reunidos para assistir a uma partida e comemorar juntos”, disse o ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial do Brasil. “Reúne pessoas de todas as classes sociais. Como brasileiros, nós sempre tivemos o hábito de torcer por nossa Seleção em grandes festivais populares, em todo o País. Por isso, tenho certeza de que será o melhor FIFA Fan Fest de todos os tempos”.

O Fan Fest entrou pela primeira vez no programa oficial da Fifa no Mundial da Alemanha, em 2006. Isso foi motivado devido ao sucesso dos eventos públicos de transmissão não oficial na Coreia do Sul, uma das sedes do evento de 2002 junto ao Japão.

Durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, não apenas o país recebeu as Fan Fests, mas também seis cidades internacionais: Rio de Janeiro, Cidade do México, Roma, Paris, Berlim e Sydney. Essas totalizaram mais de 6 milhões de visitantes durante os 31 dias da competição.

Veja os locais onde serão instaladas as Fan Fests nas 12 sedes da Copa do Mundo de 2014:

1. Belo Horizonte – Praça da Estação

2. Brasília – Esplanada dos Ministérios

3. Cuiabá – Parque de Exposições

4. Curitiba – Parque Barigui

5. Fortaleza – Praia de Iracema (Aterrão)

6. Manaus – Memorial Encontro das Águas

7. Natal – Praia do Forte

8. Porto Alegre – Largo Glênio Peres

9. Recife – Marco Zero

10. Rio de Janeiro – Praia de Copacabana

11. Salvador – Jardim de Alah

12. São Paulo – Vale do Anhangabaú