Pular para o conteúdo
Geral

FCMS incentiva integração da cultura e ação social com a Exposição “Resgatando Talentos”

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugurou ontem (18) a Exposição Temporária em Cerâmica “Resgatando Talentos”, que traz uma mostra do trabalho realizado por crianças do ensino fundamental do Centro de Ensino Maria Edwiges Borges (CEMEB), na Casa do Artesão de Campo Grande. A iniciativa […]
Arquivo -

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugurou ontem (18) a Exposição Temporária em Cerâmica “Resgatando Talentos”, que traz uma mostra do trabalho realizado por crianças do ensino fundamental do Centro de Ensino Maria Edwiges Borges (CEMEB), na Casa do Artesão de . A iniciativa visa estimular a integração de iniciativas culturais com ações sociais que são encabeçadas pelo voluntariado estadual.

“O governo de Mato Grosso do Sul está sempre pronto para incentivar iniciativas como a do CEMEB, que não só promove iniciativas culturais com seus alunos, mas que possui uma estrutura pedagógica coordenada por profissionais da arte-educação. Assim a promoção cultural mostra um direcionamento claro e eficiente feito por pessoas capacitadas e que contribuem verdadeiramente com o desenvolvimento da cultura de MS”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

A coordenadora do núcleo de cerâmica da CEMEB, Fabiana Adrelina de Souza, agradeceu a parceria da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para que este trabalho social possa ser reconhecido pela sociedade sul-mato-grossense. “Esta primeira exposição é de importância fundamental para nossas crianças, pois eleva a auto-estima do grupo disseminando entre os alunos o valor da manifestação cultural de forma concreta”, comemora.

Para a presidente da Associação de Artesãos Proart – MS, Indiana Marques, a iniciativa de disseminar o fazer artesanal entre as crianças contribui decisivamente para a continuidade do trabalho que os artesãos do estado vêm fazendo há muito anos para a consolidação dessa área em Mato Grosso do Sul. “Ficamos muito felizes em saber que as crianças têm despertado seu interesse pela cerâmica. Estão se formando os futuros artesãos que continuarão disseminando a arte artesanal que amamos tanto”, afirmou.

A Oficina de Artes em Cerâmica da CEMEB promove atividades práticas com as técnicas tradicionais da modelagem da argila até o processo final de secagem e queima. Voltado para a promoção da educação a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade do Bairro Nova Lima, na Capital, o CEMEB também realiza oficinas de música (coral, flauta e violão), informática, dança e esportes (futsal e voleibol). A instituição iniciou com a pré-escola, em 1983, priorizando o atendimento de egressos do Hospital São Julião, especializado no tratamento da hanseníase. Atualmente atende diariamente 250 crianças e adolescentes nos períodos matutino e vespertino provenientes das escolas públicas da comunidade.

Serviço: A mostra integra o projeto Exposições Temporárias da Casa do Artesão 2012 e permanece aberta até dia 22 de outubro. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas e aos sábados, das 8h às 12 horas. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, pelos telefones 3316-9107 ou 3316-9152. A Casa do Artesão fica na Rua Calógeras, 2050, no Centro de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Últimas Notícias

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas