Em comemoração ao Dia Nacional da Literatura Infantil, governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza nesta terça-feira (17), às 8h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, uma “Contação de Histórias” com a escritora Sandra Andrade. A iniciativa integra o projeto “Almanaque”, em parceria com UCDB, que nessa edição estará desenvolvendo atividades lúdicas com histórias de Monteiro Lobato com alunos da Escola TIC TAC.
A autora Sandra Andrade nasceu em Bandeirantes/MS. Formou-se em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco é poetisa e contadora de histórias. Recebeu o prêmio “ Trofeu Pantanal”, na XIV Noite Nacional da Poesia, pelo 1º lugar, valor literário, com o poema “Contemplação”. Tem 13 livros publicados dentre eles “O sono entristecido da Lua Pantaneira”.
Segundo Juciene da Rocha Arruda, coordenadora da Biblioteca Isaías Paim, o“Almanaque” é um projeto de extensão de suporte didático que tem por objetivo incentivar a leitura e a escrita de crianças e adolescentes através de praticas pedagógicas como jogos, dinâmicas, música, confecção de materiais, dramatização, entre outros. Abrange alunos do ensino fundamental e médio, trabalhando assim as várias áreas do conhecimento.
Dia Nacional da Literatura InfantilO dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato. “Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso. Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.
Serviço
A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17:30 horas. No local estão disponíveis à sociedade cerca de 35 mil títulos para empréstimo e/ou consulta.
Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário um comprovante de residência, uma foto 3×4, um documento de identidade. Mais informações nos telefones 3316-9161 ou 3316-9175.