Geral

FCMS comemora o Dia Internacional do Livro com atividades na Biblioteca Isaías Paim

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro, o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza nesta segunda-feira (23), às 8h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, diversas atividades de cunho lúdico com o projeto “Almanaque”, em parceria com UCDB, que durante o mês de Abril […]

Arquivo Publicado em 23/04/2012, às 10h33

None

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro, o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza nesta segunda-feira (23), às 8h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, diversas atividades de cunho lúdico com o projeto “Almanaque”, em parceria com UCDB, que durante o mês de Abril vem trabalhando a literatura do escritor Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nessa edição o projeto recebe crianças do Instituto de Desenvolvimento Evangélico (IDE).


“Neste ano, o Projeto Almanaque, com a intenção de sensibilizar comportamentos saudáveis de inclusão social, trabalhará o tema da conscientização sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais. O projeto destaca a necessidade deste assunto nas escolas, pois as crianças devem estar preparadas para receber esses colegas especiais”, explica Angela Catonio, coordenadora do projeto “Almanaque”.


Segundo Juciene da Rocha Arruda, coordenadora da Biblioteca Isaías Paim, o projeto “Almanaque” é um trabalho desenvolvido com o objetivo de despertar na criança e no adolescente o desejo espontâneo pela leitura, que traz consigo benefícios como aumento de vocabulário, melhora significativa da escrita, além de proporcionar ao leitor uma gama de informações, contribuindo, assim, na geração de conhecimentos. “O livro é a fonte viva de sabedoria, capaz de afetar pensamentos e mudar condutas. A leitura promove transformações na vida das pessoas”, destaca Juciene.


23 de abril – Dia Internacional do Livro


O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, 23 de abril, é comemorado para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias).


A data foi instituída em 1995, pela Unesco – organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura, que integra as Organização das Nações Unidas. A escolha do Dia do Livro não foi aleatória: em 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes e Shakespeare, dois destaques da literatura universal.


O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural. A ideia dessa celebração surgiu na Catalunha (Espanha), onde, nessa data, tradicionalmente, dá-se uma rosa ao comprador de um livro.


Serviço


A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30. No local estão disponíveis à sociedade cerca de 35 mil títulos para empréstimo e/ou consulta, sendo um dos maiores acervos de literatura do Estado.


Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário um comprovante de residência, uma foto 3×4, um documento de identidade. Mais informações nos telefones 3316-9161 ou 3316-9175.

Jornal Midiamax