Pular para o conteúdo
Geral

FCMS comemora o Dia Internacional do Livro com atividades na Biblioteca Dr. Isaías Paim

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro, o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realizará nesta segunda-feira (23), às 8h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, diversas atividades de cunho lúdico com o projeto “Almanaque”, em parceria com UCDB, que durante o mês de Abril […]
Arquivo -

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro, o governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realizará nesta segunda-feira (23), às 8h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, diversas atividades de cunho lúdico com o projeto “Almanaque”, em parceria com UCDB, que durante o mês de Abril vem trabalhando a literatura do escritor Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nessa edição o projeto estará recebendo crianças do Instituto de Desenvolvimento Evangélico – IDE.

“Neste ano, o Projeto Almanaque com a intenção de sensibilizar comportamentos saudáveis de inclusão social, trabalhará o tema da conscientização sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais. O projeto destaca a necessidade deste assunto nas escolas, pois as crianças devem estar preparadas para receber esses colegas especiais”, explica Angela Catonio, coordenadora do projeto “Almanaque”.

Segundo Juciene da Rocha Arruda, coordenadora da Biblioteca Isaías Paim, o projeto “Almanaque” é um trabalho desenvolvido com o objetivo de despertar na criança e no adolescente o desejo espontâneo pela leitura, que traz consigo benefícios como aumento de vocabulário, melhora significativa da escrita, além de proporcionar ao leitor uma gama de informações contribuindo, assim, na geração de conhecimentos. “O livro é a fonte viva de sabedoria, capaz de afetar pensamentos e mudar condutas. A leitura promove transformações na vida das pessoas”, destaca Juciene.

23 de Abril – Dia Internacional do Livro

O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, 23 de abril, é comemorado para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias).

A data foi instituída em 1995, pela Unesco – organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura, que integra as Organização das Nações Unidas. A escolha do Dia do Livro não foi aleatória: em 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes e Shakespeare, dois destaques da literatura universal.

O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural. A ideia dessa celebração surgiu na Catalunha (Espanha), onde, nessa data, tradicionalmente, dá-se uma rosa ao comprador de um livro.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17:30 horas. No local estão disponíveis à sociedade cerca de 35.000 títulos para empréstimo e/ou consulta, sendo um dos maiores acervos de literatura do estado.

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário um comprovante de residência, uma foto 3×4, um documento de identidade. Mais informações nos telefones 3316-9161 ou 3316-9175.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ministério

Universidade de Juiz de Fora é contratada por R$ 15 milhões para aplicar avaliações do SAEMS

VÍDEO: Japoneses vão às ruas protestar contra políticas de imigração

Grupo que movimentou mais de R$ 7 milhões em tráfico é alvo da Polícia Federal em MS

Deputados votam projeto para aumentar valor de financiamento pela MSGás

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

Confira tudo o que se sabe sobre o julgamento de Bolsonaro que inicia nesta terça-feira

Conselho Tutelar tem 10 dias para explicar falhas ao atender Emanuelly em Campo Grande

Semana de Canonização: veja programação desta terça na Capela do Milagre em Campo Grande

Após relatos de haitiana, Justiça fiscaliza atendimento para refugiados e imigrantes em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Monitoramento indica alerta para severa crise hídrica na bacia do rio Paraná

Em São Paulo, os mananciais registram menor índice dos últimos 10 anos

Trânsito

‘Não deu tempo de frear’, disse mecânico que atropelou jovem na Júlio de Castilho em Campo Grande

Mecânico estava bêbado quando foi preso

Cotidiano

9 anos após crime, UFMS demite professor condenado por estuprar aluna

O professor Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira Santos continuou lecionando por nove anos após o crime e foi afastado em maio após condenação

Política

Com Nelsinho Trad e Tereza Cristina, comissão vota plano de ação contra tarifaço dos Estados Unidos

Milhares de produtos brasileiros foram taxados em 50% pelos Estados Unidos em agosto