Seis pessoas morreram na explosão de um veículo de serviço público que viajava neste domingo em uma estrada rural perto de Vista Hermosa, município do departamento colombiano de Meta, informou à Agência Efe uma fonte policial.

A fonte atribuiu a ação às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que atuam na região: “Aparentemente as Farc de lá” foram as que cometeram a ação, disse por telefone a fonte do departamento de polícia de Meta.

O ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, por sua parte, atribuiu a ação a “terroristas”.

A fonte da polícia disse inicialmente que nenhuma hipótese está sendo descartada, admitiu que entre as possibilidades, estão “um atentado” com “explosivos dentro” do veículo; que uma encomenda tenha explodido; e que a explosão tenha acontecido acidentalmente “por uma falha no sistema de gás natural veicular (GNV)”.

A explosão do veículo, que ficou destruído, foi registrada por volta do meio-dia (local), quando transitava pela zona rural conhecida como Campo Alegre, a poucos quilômetros da cidade de Vista Hermosa e da vizinha San Juan de Arama.

O ministro Pinzón disse que os terroristas “explodiram um veículo, quem sabe se por acidente ou porque estavam transportando explosivos porque tentavam assustar alguém, e mataram duas crianças”.

O fato aconteceu justamente quando Pinzón liderava um conselho de segurança na Base Militar de Apiay, no próprio departamento de Meta.

Ao encerrar o conselho, Pinzón disse a jornalistas que os autores da ação “precisam saber que, primeiro, a polícia vai perseguí-los e, depois, que esse tipo de ato terrorista não tem perdão em nenhuma legislação do mundo”.

Pinzón classificou o atentado como crime de lesa-humanidade por afetar civis e especialmente a crianças e reiterou que “a única coisa que os terroristas terão é mais prisões, mais baixas em combate e mais pressão da polícia”.