Pelo menos 12 civis morreram e 14 ficaram feridos depois da explosão de um carro-bomba nesta sexta-feira, em um mercado da cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, informou uma fonte policial.

O ataque aconteceu por volta das 10h (horário de Brasília), no subúrbio de Matani, danificando lojas e uma mesquita que fica próximo ao local do atentado.

Segundo a fonte, a bomba estava situada em um carro 4×4 e foi detonada quando dezenas de pessoas realizavam compras. As vítimas foram transferidas a um hospital e as forças de segurança isolaram a zona.

Peshawar, que tem cerca de três milhões de habitantes, é a capital da província paquistanesa de Khyber-Pakhtunkhwa e está próxima a áreas tribais fronteiriças com o Afeganistão.

Essas áreas tribais, que nunca estiveram sob completo domínio do Estado, servem de refúgio a facções talibãs, grupos jihadistas e membros da rede Al Qaeda.

As forças de segurança paquistanesas lançaram, nos últimos dias, ofensivas pontuais contra insurgentes em algumas dessas demarcações, como Bajaur e Waziristão do Sul.