O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta segunda-feira a programação da sua visita a Moçambique. O petista será recebido em um almoço pelo presidente moçambicano, Armando Guebuza, e fará às 16h (horário local) uma conferência sobre luta contra a desigualdade social no Centro de Documentação Samora Machel.

Amanhã, Lula visita duas importantes iniciativas de cooperação do Brasil com o desenvolvimento de Moçambique: a unidade da Universidade Aberta do Brasil em Maputo e a Fábrica de Medicamentos Antirretrovirais, fruto de uma parceria do governo brasileiro com Moçambique, que irá produzir no próprio país os remédios necessários para o tratamento de pessoas com HIV.

Na terça-feira Lula segue para a Etiópia, onde visita a sede da União Africana. Na pauta, o grande encontro que será organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em parceria com a União Africana, que acontecerá em 4 e 5 de março do próximo ano, em Adis Abeba. O evento tem apoio do Instituto Lula e terá como tema a coordenação das ações de combate à fome na África.

Lula iniciou o roteiro a países da África e da Ásia pela África do Sul, no último dia 16. A viagem inclui também Moçambique, Etiópia e Índia. A viagem estava programada para acontecer em 2011, mas foi adiada devido ao tratamento do ex-presidente contra o câncer. O petista retorna para São Bernardo do Campo no próximo dia 24.

Outros temas da viagem serão a atual crise econômica mundial, a cooperação e troca de experiências a partir das bem-sucedidas políticas sociais brasileiras, o desenvolvimento dos países africanos e a promoção da paz.