Pular para o conteúdo
Geral

Europeus discutem se querem continuar com integração monetária, diz professor da Universidade da Califórnia

O professor Barry Eichengreen, da Universidade de Califórnia, disse hoje (24) que os europeus estão discutindo se querem continuar com a integração monetária. Eichengreen participou do encerramento do seminário O Brasil e o Mundo em 2022, evento que fez parte das comemorações dos 60 anos do BNDES. “Eles estão mais inclinados a andar para trás […]
Arquivo -

O professor Barry Eichengreen, da Universidade de Califórnia, disse hoje (24) que os europeus estão discutindo se querem continuar com a integração monetária. Eichengreen participou do encerramento do seminário O Brasil e o Mundo em 2022, evento que fez parte das comemorações dos 60 anos do BNDES.

“Eles estão mais inclinados a andar para trás do que para a frente, depois de 50 anos de integração regional. Agora, será que podemos pensar em escala global ou devemos nacionalizar algumas áreas? O que é difícil são os detalhes e se a intervenção estatal pode ser uma coisa boa”, disse Eichengreen.

Também no encerramento do seminário, o professor colombiano José Antônio Ocampo, ex-secretário da ONU para assuntos econômicos e sociais e ex-ministro das Finanças da Colômbia, disse que o mundo precisa de regras globais mais rigorosas e fortes para enfrentar o atual estado de globalização e da crise financeira.

“É importante discutir como desfazer o mercado comum de finanças, já que o euro não conseguiu integrar os mercados financeiros da Europa. Os países industriais têm problemas e nós temos uma chance verdadeira agora, em que os mercados emergentes vão se tornar a fonte do crescimento”.

Ocampo defendeu, ainda, um acordo sobre mudanças climáticas, que precisa ser pensado para os próximos dez anos, com regras globais rígidas.

China – O chinês Fan Gang, diretor do Instituto Chinês de Pesquisas Econômicas, disse que não vê a China como uma superpotência e que seu país não está na posição de ensinar nada para o Brasil em termos de desenvolvimento.

“A China tem muito chão pela frente. Não passamos por muita coisa ainda na transição social e política, muita coisa que o Brasil já passou. A vantagem de chegar depois é que podemos aprender todas as lições com os países mais avançados”, disse.

Gang disse que, a princípio, não acreditava na formação do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), pela falta de unidade entre esses países, mas, agora, percebe a importância da união dos países emergentes para coordenar suas posições nos mercados globais, fazendo o sistema refletir essa nova realidade, com os mercados emergentes ganhando um novo papel na economia global.

“Quebramos o centro e o mundo realmente está mudando. Eu diria que a China tem sorte de ser parte dessa nova tendência de mercados emergentes e os Brics possam tomar vantagem disso tudo”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com Festa das Cores e DJ, Jubileu da Juventude deve reunir 13 mil católicos em Campo Grande

Morre Russell Nelson, líder da igreja mórmon, aos 101 anos

construção

Setor de construção sente o peso do juro alto e reduz expectativas de crescimento

Chuva não desanima e mais de 100 estudantes indígenas disputam semifinal no Estrela do Sul

Notícias mais lidas agora

TJMS remuneração juiz

Juiz absolve réu por lavagem de dinheiro e critica denúncia ‘genérica’ do MPMS por não provar crime

Guanandizão: o passado ‘glamouroso’ do ginásio que vai receber Supercopa de Vôlei em Campo Grande

consórcio contrato petição assinar

Petição pelo fim do contrato do Consórcio Guaicurus tem mais de mil assinaturas diárias

trump lula

Trump diz ver ‘chance real de grandeza’ no Oriente Médio, em meio a negociações sobre Gaza

Últimas Notícias

Mundo

Tiroteio deixa feridos em igreja mórmon em Michigan, nos EUA

De acordo com a Fox News, entre seis e oito pessoas foram atingidas

MidiaMAIS

Anta sobe no altar durante missa e diverte fiéis em igreja de Sonora

Cena inusitada arrancou risada dos presentes na celebração

Trânsito

VÍDEO: criança é arrastada por motociclista ao tentar atravessar a Avenida Bom Pastor

Família se dirigia para restaurante quando o menino de 7 anos correu para atravessar a rua e foi atropelado por motoentregador de aplicativo

Famosos

Poliana Rocha manda recado após Virgínia curtir foto de Zé Felipe e Ana Castela: ‘Minha ex-nora’

Mãe de Zé Felipe tomou uma atitude polêmica ao se deparar com a curtida da ex-nora, Virgínia Fonseca, em uma foto do suposto novo casal