Estimativa de inflação oficial este ano tem leve alta e chega a 5,43%
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar este ano em 5,43%, o que representa um leve aumento de 0,01 ponto percentual em relação à estimativa anterior. Essa é a 14ª vez seguida que a estimativa de analistas do mercado financeiro para esse índice sobe. Em 2013, a expectativa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar este ano em 5,43%, o que representa um leve aumento de 0,01 ponto percentual em relação à estimativa anterior. Essa é a 14ª vez seguida que a estimativa de analistas do mercado financeiro para esse índice sobe.
Em 2013, a expectativa é que o IPCA fique em 5,42%, contra 5,44% previstos na semana passada. É a terceira redução consecutiva na projeção para o índice. Essas informações constam do boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC) com base em estimativas para indicadores econômicos feitas por instituições financeiras.
As projeções para o IPCA estão acima do centro da meta, 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação.
Com a economia em ritmo mais lento, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC iniciou em agosto do ano passado processo de redução da taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, a taxa está no menor nível histórico, 7,25% ao ano.
A Selic menor estimula a atividade econômica, que, na expectativa do BC, deve ganhar impulso no semestre e em 2013. Mas, com isso, a inflação ficará acima do centro da meta.
Depois do último corte na Selic, na semana passada, os analistas esperam por manutenção da taxa no atual patamar na última reunião do ano do Copom, marcada para os dias 27 e 28 de novembro. Em 2013, entretanto, eles esperam que a Selic encerre o período em 8% ao ano.
O boletim Focus traz também estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), mantida em 4,48%, em 2012, e em 4,91%, em 2013.
A estimativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi ajustada de 8,74% para 8,81%, este ano, e de 5,38% para 5,32%, em 2013. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a projeção foi alterada de 8,6% para 8,49%, este ano, e foi ajustada de 5,25% para 5,18%, no próximo ano.
A expectativa dos analistas para os preços administrados passou de 3,5% para 3,45%, este ano, e de 4% para 3,5%, em 2013.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Sacada de madeira cede e engenheiro morre após cair de prédio no Rio Grande do Sul
Vítima caiu em estrutura de ferro
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.