Campeonatos com decisões de turno – como o Carioca e o Catarinense – já provocaram sorrisos e lágrimas em 2012, mas os Estaduais ganham corpo a partir de agora com a aproximação das etapas derradeiras. Muitas competições terão a definição de seus finalistas e, ao mesmo tempo, vão trazer desespero aos rebaixados neste final de semana. Acompanhe abaixo o resumo dos principais torneios pelo Brasil:

Campeonato Carioca: A Taça Rio alcança a última rodada antes da semifinal – disputada posteriormente em jogos únicos. Os grupos apresentam situações antagônicas. Na chave A, Flamengo e já estão classificados e apenas cumprem tabela neste final de semana. Do lado oposto, Bangu (12 pontos), Vasco (11) e Fluminense (10) são candidatos a duas .

O vencedor do segundo turno garante a presença na final do Estadual. Se o Fluminense repetir a conquista da Taça Guanabara, garante o troféu de campeão carioca sem a necessidade de jogar a decisão.

Outra disputa que chama a atenção no Rio de Janeiro está na zona de baixo da classificação. O Americano, com nove pontos nos dois turnos, é o favorito a cair, porém Madureira (12), Bangu (12), Bonsucesso (12), Olaria (14) e Boavista (15) também correm risco. Se houve empate de pontos, o regulamento prevê até partidas extras entre os times.

Campeonato Mineiro: Três dos quatro semifinalistas já são conhecidos em Minas Gerais. Os tradicionais Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG cumpriram o favoritismo e estão, respectivamente, nas principais colocações. A última vaga deve ficar com o Tupi, que carrega três pontos de vantagem e uma boa diferença no saldo em relação a Nacional-MG e Caldense. A briga do rebaixamento se resume a quatro times: Uberaba, Democrata, América-T.O. e Boa .

Campeonato Catarinense: O Figueirense demonstra controle total na competição e, depois de ganhar o primeiro turno, só depende das próprias forças para faturar o returno. Se isso ocorrer, três times vão se classificar às semifinais pelo índice técnico. Chapecoense, Metropolitano, Avaí, Herman Aichinger, Joinville e Criciúma carregam esperanças de brigar pelo título. Marcílio Dias e Brusque são os rebaixados.

Campeonato Pernambucano: A última rodada da etapa classificatória irá definir no domingo apenas o último classificado, já que Sport (47 pontos), Santa Cruz (44) e Salgueiro (43) carimbaram o passaporte com antecipação. Em crise, o Náutico enfrenta o Central como visitante e é o favorito total para a vaga, com três pontos e 13 gols de vantagem no saldo diante do Petrolina, que desafia o América-PE. Os líderes Sport e Santa Cruz fazem o clássico na Ilha do Retiro para definir o líder. Do lado oposto da classificação, Araripina e América-PE foram rebaixados.

Campeonato Baiano: A competição na Bahia não apresentou surpresas. O líder Bahia (49) e o vice-líder Vitória (40) estão nas semifinais ao lado Feirense (39). A última rodada interessa, todavia, a três clubes que brigam pelo último lugar nas semifinais. O Bahia de Feira leva vantagem sobre o Vitória da Conquista no número de vitórias – ambos somam 32 pontos -, enquanto o Atlético-BA está logo atrás com 31. Não há confronto direto entre as equipes no final de semana. Na zona de rebaixamento, o Itabuna já caiu. Já o Camaçari quer escapar na última rodada. Serrano e Fluminense de Feira de Santana também estão sob risco.

Campeonato Cearense: Os quatro semifinalistas foram definidos com antecipação: o Ceará vai enfrentar o Tiradentes, enquanto o Fortaleza desafia o Horizonte. Na parte de baixo, o Itapipoca já caiu, enquanto Trairiense (17 pontos) e Ferroviário (18) tentam alcançar o Icasa (19) e fugir da segundona.

Campeonato Goiano: A última rodada da fase de classificação irá definir dois dos quatro semifinalistas, já que Goiás e Atlético-GO foram muito superiores aos rivais. São quatro candidatos a duas vagas: Vila Nova (26 pontos), CRAC (23), Aparecidense (23) e Itumbiara (21). Na zona da degola, o Anapolina já caiu, enquanto o Morrinhos tenta sair desesperadamente. Rio Verde e Goianésia também correm risco.

Campeonato Gaúcho: A Taça Farroupilha vai contar com a disputa das quartas de final neste final de semana com os seguintes confrontos: Veranópolis x São José, Internacional x Cerâmica, Universidade x Pelotas e Grêmio x Ypiranga. O campeão do returno enfrenta o Caxias na decisão.

Campeonato Paranaense: O torneio ainda apresenta três rodadas antes do fim do segundo turno, que tem o Coritiba com quatro pontos na liderança. Se confirmar o título, o Coxa enfrenta o Atlético-PR na decisão.