Pular para o conteúdo
Geral

Estaduais chegam à reta decisiva e realçam emoção antes das finais

Campeonatos com decisões de turno – como o Carioca e o Catarinense – já provocaram sorrisos e lágrimas em 2012, mas os Estaduais ganham corpo a partir de agora com a aproximação das etapas derradeiras. Muitas competições terão a definição de seus finalistas e, ao mesmo tempo, vão trazer desespero aos rebaixados neste final de […]
Arquivo -

Campeonatos com decisões de turno – como o Carioca e o Catarinense – já provocaram sorrisos e lágrimas em 2012, mas os Estaduais ganham corpo a partir de agora com a aproximação das etapas derradeiras. Muitas competições terão a definição de seus finalistas e, ao mesmo tempo, vão trazer desespero aos rebaixados neste final de semana. Acompanhe abaixo o resumo dos principais torneios pelo Brasil:

Campeonato Carioca: A Taça Rio alcança a última rodada antes da semifinal – disputada posteriormente em jogos únicos. Os grupos apresentam situações antagônicas. Na chave A, Flamengo e Botafogo já estão classificados e apenas cumprem tabela neste final de semana. Do lado oposto, Bangu (12 pontos), Vasco (11) e Fluminense (10) são candidatos a duas vagas.

O vencedor do segundo turno garante a presença na final do Estadual. Se o Fluminense repetir a conquista da Taça Guanabara, garante o troféu de campeão carioca sem a necessidade de jogar a decisão.

Outra disputa que chama a atenção no está na zona de baixo da classificação. O Americano, com nove pontos nos dois turnos, é o favorito a cair, porém Madureira (12), Bangu (12), Bonsucesso (12), Olaria (14) e Boavista (15) também correm risco. Se houve empate de pontos, o regulamento prevê até partidas extras entre os times.

Campeonato Mineiro: Três dos quatro semifinalistas já são conhecidos em Minas Gerais. Os tradicionais Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG cumpriram o favoritismo e estão, respectivamente, nas principais colocações. A última vaga deve ficar com o Tupi, que carrega três pontos de vantagem e uma boa diferença no saldo em relação a Nacional-MG e Caldense. A briga do rebaixamento se resume a quatro times: Uberaba, Democrata, América-T.O. e Boa Esporte.

Campeonato Catarinense: O Figueirense demonstra controle total na competição e, depois de ganhar o primeiro turno, só depende das próprias forças para faturar o returno. Se isso ocorrer, três times vão se classificar às semifinais pelo índice técnico. Chapecoense, Metropolitano, Avaí, Herman Aichinger, Joinville e Criciúma carregam esperanças de brigar pelo título. Marcílio Dias e Brusque são os rebaixados.

Campeonato Pernambucano: A última rodada da etapa classificatória irá definir no domingo apenas o último classificado, já que Sport (47 pontos), Santa Cruz (44) e Salgueiro (43) carimbaram o passaporte com antecipação. Em crise, o Náutico enfrenta o Central como visitante e é o favorito total para a vaga, com três pontos e 13 gols de vantagem no saldo diante do Petrolina, que desafia o América-PE. Os líderes Sport e Santa Cruz fazem o clássico na Ilha do Retiro para definir o líder. Do lado oposto da classificação, Araripina e América-PE foram rebaixados.

Campeonato Baiano: A competição na Bahia não apresentou surpresas. O líder Bahia (49) e o vice-líder Vitória (40) estão nas semifinais ao lado Feirense (39). A última rodada interessa, todavia, a três clubes que brigam pelo último lugar nas semifinais. O Bahia de Feira leva vantagem sobre o Vitória da Conquista no número de vitórias – ambos somam 32 pontos -, enquanto o Atlético-BA está logo atrás com 31. Não há confronto direto entre as equipes no final de semana. Na zona de rebaixamento, o Itabuna já caiu. Já o Camaçari quer escapar na última rodada. Serrano e Fluminense de Feira de Santana também estão sob risco.

Campeonato Cearense: Os quatro semifinalistas foram definidos com antecipação: o Ceará vai enfrentar o Tiradentes, enquanto o Fortaleza desafia o Horizonte. Na parte de baixo, o Itapipoca já caiu, enquanto Trairiense (17 pontos) e Ferroviário (18) tentam alcançar o Icasa (19) e fugir da segundona.

Campeonato Goiano: A última rodada da fase de classificação irá definir dois dos quatro semifinalistas, já que Goiás e Atlético-GO foram muito superiores aos rivais. São quatro candidatos a duas vagas: Vila Nova (26 pontos), CRAC (23), Aparecidense (23) e Itumbiara (21). Na zona da degola, o Anapolina já caiu, enquanto o Morrinhos tenta sair desesperadamente. Rio Verde e Goianésia também correm risco.

Campeonato Gaúcho: A Taça Farroupilha vai contar com a disputa das quartas de final neste final de semana com os seguintes confrontos: Veranópolis x São José, Internacional x Cerâmica, Universidade x Pelotas e Grêmio x Ypiranga. O campeão do returno enfrenta o Caxias na decisão.

Campeonato Paranaense: O torneio ainda apresenta três rodadas antes do fim do segundo turno, que tem o Coritiba com quatro pontos na liderança. Se confirmar o título, o Coxa enfrenta o Atlético-PR na decisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1