Geral

Estação meteorológica automática é instalada em Sonora

Uma estação meteorológica automática de superfície (AUT) está em operação em Sonora desde o último dia 30 de novembro, instalada por técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os parâmetros a serem medidos são: temperatura (mínima, máxima e instantânea), umidade do ar (mínima, máxima e instantânea), ventos (velocidade máxima, direção e rajadas), chuva, pressão atmos...

Arquivo Publicado em 12/12/2012, às 10h01

None

Uma estação meteorológica automática de superfície (AUT) está em operação em Sonora desde o último dia 30 de novembro, instalada por técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Os parâmetros a serem medidos são: temperatura (mínima, máxima e instantânea), umidade do ar (mínima, máxima e instantânea), ventos (velocidade máxima, direção e rajadas), chuva, pressão atmosférica e radiação solar.


Os equipamentos foram disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inmet e o trabalho foi viabilizado em parceria do Governo do Estado com a prefeitura, Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja) e empresas rurais.


Vantagens


É possível, utilizando informações de tempo e clima, por meio de um sistema tecnológico de agrometeorologia, otimizar as áreas ocupadas, adequar as cultivares com as melhores épocas de plantio e aproveitar gradativamente as áreas inativas promovendo o incremento da produtividade agrícola.


Estes conhecimentos serão convertidos em informações aos agentes técnicos, produtores rurais e financiadores, gerando decisões mais acertadas, com reflexos positivos na rentabilidade das atividades agropecuárias. (Com informações da assessoria) 

Jornal Midiamax