Recém revitalizada Escola Estadual Maria Constância de Barros está com os muros todos pichados

A Escola Estadual Maria Constança de Barros, que foi reinaugurada há duas semanas e contou com investimentos de R$ 148,5 mil em sua , já está com os muros todos pichados. Quem passa pelas ruas que entornam a escola só vê pichações de todos os lados.

Leitores que entraram em contato com o Midiamax se perguntam quem deveria cuidar para que isso não acontecesse. Afinal, o prédio da escola é tombado como Cultural. Outro problema, apontado por leitores é a fachada da escola, que foi alterada com uma pintura da bandeira de Mato Grosso do Sul estilizada, usada em obras do Governo do Estado. Por ser tombado como patrimônio público estadual, não poderia haver reformas que modifique a estrutura original.

A gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura, Neusa Arashiro, explicou que toda vez que algum prédio tombado passa por alguma intervenção ou revitalização é preciso que seja feito um projeto que é analisado pela fundação. “Toda vez que é feita uma revitalização temos que analisar o projeto que deve seguir a legislação de tombamento”, explicou.

Apesar de confirmar que a fundação que é responsável pela análise do projeto, ela não soube informar se a alteração da fachada está regular conforme a legislação vigente. Segundo ela, o prédio faz parte da Secretaria de Estado de Educação e esta seria a responsável pela feitura do projeto.

Ashiro ainda disse que ‘provavelmente’ a alteração é irregular já que o prédio é tombado, mas não pode responder por isso porque apenas analisa os projetos.

CAU

A secretária-geral do CAU (Conselho de Atquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul), Mikele Nunes, informou que também recebeu a e enviou uma equipe ao local para registrar o problema.

Segundo Mikele, as imagens vão ser levadas a plenário e o CAU vai decidir como proceder em relação a isso.

MPE

O Ministério Público Estadual confirmou que recebeu denúncia sobre a alteração da fachada da Escola Estadual Maria Constança de Barros. segundo o MPE, esta estaria em analise para enviar a promotoria correspondente.

Revitalização

A revitalização da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado contou com investimento de R$ 148,5 mil. As obras consistiram em reparos nas instalações elétricas, hidrossanitárias (parcial) e pintura da unidade escolar.

A escola foi projetada na década de 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e começou a ser construída em 4 de novembro de 1952. Foi inaugurada em 26 de agosto de 1954, aniversário de Campo Grande e tombada em 1995 como Patrimônio Histórico Estadual.

(Matéria editada às 14h50 para alteração de informações)