As entidades interessadas em participar do processo eleitoral dos Conselhos Regionais têm até esta sexta-feira (27) para se cadastrarem no Sistema Municipal de Planejamento (SMP). E estando com a documentação em dia, até o dia 7 de maio podem preencher um documento para se candidatar a uma vaga.

Os Conselhos Regionais são compostos por representantes de entidades legalmente constituídas, com atuação e sede em Campo Grande, sendo suas principais funções: discutir as prioridades de obras e serviços e acompanhar a aplicação do Plano Diretor.

“A inscrição no SMP é voluntária. No entanto, vale destacar a importância deste cadastro, pois trata-se de uma ferramenta do poder público para conhecer as necessidades dos bairros. É um canal onde a comunidade sinaliza quais são as melhorias necessárias para a região. A melhor forma de ser democrático é organizando a comunidade, e esse é o objetivo do SMP”, explicou Ana Maria Pinto Benites, da Divisão de Assuntos Estratégicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb).

Para Cristiane Gondim, presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins, o cadastro é sim importante, bem como sua atualização, tendo em vista que possibilita a discussão dos problemas da região para a busca por soluções.

“Eu comecei agora e estou conhecendo os trabalhos, até por isso nem quero me candidatar para o Conselho Regional, mas queremos participar da eleição”. Já a Associação de Moradores do Bairro Coohaphama atualizou seu cadastro e se candidatou para o Conselho do Anhanduizinho.

 “Nossa trabalho é uma busca insistente junto aos secretários e prefeito, com sugestões de melhorias para o nosso bairro, por meio de pesquisas com a comunidade”, afirmou Gonçalo Padilha, presidente da instituição, pontuando ainda que a maior solicitação tem sido na área de saneamento e drenagem pluvial.

Por volta de 100 entidades procuraram o Planurb e se regularizarem para participar da eleição, que acontecerá no dia 27 de maio, em cada uma das sete regiões urbanas, simultaneamente, das 8h às 12h. Os editais com todos os detalhes do processo eleitoral já foram publicados. Para conhecê-los, acesse o site http://www.capital.ms.gov.br/planurb, clique em “Conselhos Regionais” e, posteriormente, “Eleições 2012”.

Entidades que podem se cadastrar no SMP:

– Associações Desportivas;

– Associações de Moradores;

– Associações de Mulheres;

– Associações de Pais e Mestres (APM);

– Centros Comunitários; – Clubes de Mães;

– Comissões de Representações;

– Conselhos Comunitários de Segurança;

– Conselhos de Classe; – Conselhos Locais de Saúde;

– Entidades de Assistência Social;

– Grêmios Recreativos; – Igrejas;

– ONGS;

– Sindicatos, dentre outras.

Documentação necessária para o cadastramento:

– Estatuto da entidade ou documento similar registrado em cartório;

– Ata de eleição e posse da diretoria;

– RG do representante legal;

– Comprovante de endereço do dirigente ou representante legal da entidade.

Serviço

Mais informações pelos telefones (67) 3314-5165 e 3314-5166.