Entidade divulga nota de repúdio à Anvisa por lançar campanha de emagrecimento com apoio da Coca-Cola
A Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos (movimento que agrega entidades ligadas à saúde pública, aos direitos da criança e à defesa do consumidor) divulgou nesta quinta-feira (26) uma nota pública de repúdio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por abrigar e apoiar a campanha “Emagrece, Brasil”, que é patrocinada pela Coca-Cola. Diz […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos (movimento que agrega entidades ligadas à saúde pública, aos direitos da criança e à defesa do consumidor) divulgou nesta quinta-feira (26) uma nota pública de repúdio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por abrigar e apoiar a campanha “Emagrece, Brasil”, que é patrocinada pela Coca-Cola.
Diz a nota: “Ao abrir suas portas para esta exposição e incluir na programação da 1ª Semana de Vigilância Sanitária, no Congresso Nacional, campanha cujo patrocínio exclusivo é de uma das maiores empresas de refrigerantes do mundo, a Anvisa adota práticas condenadas na área da saúde”.
Em alusão ao patrocínio da Coca-Cola, a nota diz que o fato configura “um flagrante conflito de interesses e descaso com os movimentos da sociedade civil alinhados à ética e à equidade da ação regulatória estatal no campo da alimentação e nutrição”.
A frente se refere à exposição “Emagrece, Brasil”, que foi inaugurada segunda-feira (23), na sede da Anvisa, em Brasília, onde ficará até 25 de maio. Segundo o site da agência, a exposição faz parte de ações organizadas pelas revistas Saúde e Boa Forma, que “alertam sobre os perigos do excesso de peso”.
A exposição, segundo o site oficial da Anvisa, integra a programação da 1ª Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, em ações que teriam o apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Esporte. “Os efeitos danosos do consumo de refrigerantes sobre a saúde humana e, em particular, sobre o risco de obesidade são incontestáveis”, diz a nota.
“Igualmente conhecidas são as agressivas e abusivas estratégias de marketing utilizadas por empresas de refrigerantes, incluindo em particular aquela que, ironicamente, patrocina a campanha”, argumenta. Ainda segundo a nota, “a gravidade da epidemia mundial de obesidade e de outras doenças crônicas relacionadas à alimentação tem mobilizado governos nacionais e sociedade civil de diversos países na busca por soluções.
Uma delas, já reconhecida como necessária pela Organização Mundial de Saúde, é a necessidade urgente da aprovação de um código de ética que regule a atuação das empresas de alimentos e refrigerantes”.
Nas redes sociais, em fóruns de debates e grupos de discussões, dezenas de pesquisadores da área de saúde e nutrição que integram o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) têm se manifestado contrariamente a esta iniciativa, não só pelo patrocínio da Coca-Cola, mas também pelas ideias que a campanha defende.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Ainda não temos raio X completo da tributária do Senado, diz Lira
Equipes da Câmara estão analisando o texto apresentado
Bonito sofre apagão devido a fortes chuvas na região
Por volta das 20h30, mais de 82% do serviço já havia sido restabelecido
Cassems retira votação de novas taxas após falta de energia e atraso em assembleia lotada
Os aumentos eram de R$ 35 para titular e R$ 70 para dependentes
Polícia Militar Rodoviária inicia ‘Operação Boas Festas’ nas rodovias estaduais
O objetivo é o de prevenir acidentes e preservar a vida dos viajantes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.