A Enersul divulgou um balanço referente a fiscalização contra fraudes no estado. Segundo a assessoria a Enersul realizou 127 mil inspeções em unidades consumidoras ao longo de 2012. Na na maioria dos casos, cerca de 100 mil, não foram constatadas nenhuma irregularidade.

Dos demais 27 mil casos, em 21 mil a concessionária teve que trocar o medidor, 8 mil devido a defeitos e o restante por causa da constatação de fraudes.

De acordo com o balanço 13 mil unidades consumidoras furtavam energia, cerca de 1,5% da população do Estado.

A Enersul alerta que o furto de energia causa significativo dano aos consumidores que usam a energia corretamente, além de colocar em risco a rede elétrica e prejudicar a coletividade.

A empresa afirma ainda que é natural que depois da troca do medidor ocorra uma brusca variação da quantidade de energia medida, mas isso não significa que o registro anterior à mudança estava certo e depois ficou errado. Na realidade, afirma a Enersul, é exatamente o contrário: os medidores retirados por apresentar defeito ou adulteração não registravam a verdadeira quantidade consumida. Já os novos instalados são medidores eletrônicos de última geração, altamente confiáveis e certificados pelo Inmetro.

A Enersul recebe cerca de mil comunicações por mês de suspeita de fraude por meio do canal de teleatendimento 0800722-7272. A ligação é gratuita, inclusive para telefone celular.