Pular para o conteúdo
Geral

Encontro internacional discute acesso a testes de diagnóstico in vitro na América Latina

Representantes de países como a Argentina, o Peru, Honduras, o Uruguai e o Paraguai estão reunidos em Brasília para tratar do acesso, por meio de programas de saúde pública na América Latina, a testes de diagnóstico in vitro com qualidade assegurada. Para o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, a discussão […]
Arquivo -

Representantes de países como a Argentina, o Peru, Honduras, o Uruguai e o Paraguai estão reunidos em para tratar do acesso, por meio de programas de saúde pública na América Latina, a testes de diagnóstico in vitro com qualidade assegurada.

Para o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, a discussão é oportuna para a saúde pública brasileira. Ele lembrou que a área de diagnóstico laboratorial é habitualmente tratada “com menos glamour”, mas avaliou que os profissionais de saúde no país já começam a ver esse tipo de frente de ações de outra maneira.

Durante a abertura do encontro, o coordenador do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids no Brasil, Pedro Chequer, ressaltou que a iniciativa é relevante sobretudo para o diagnóstico do HIV. Segundo ele, a região precisa avançar no controle da qualidade de produtos para diagnóstico in vitro, além de ampliar as parcerias entre países e estabelecer uma agenda de cooperação.

“Ainda temos centenas de milhares de pessoas necessitando de diagnóstico, tratamento e acompanhamento na América Latina”, disse, ao destacar a expectativa de que, em médio prazo, países envolvidos na discussão consigam universalizar o acesso ao diagnóstico do HIV, da sífilis e das hepatites virais.

A vice-presidenta de Produção e Inovação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rita Byington, destacou que o momento é estratégico e privilegiado para se promover a discussão sobre o acesso a testes de diagnóstico in vitro no Brasil, já que as atuais políticas de governo tendem a associar o desenvolvimento econômico ao desenvolvimento social.

“O diagnóstico in vitro é absolutamente imprescindível para o SUS [Sistema Único de Saúde]“, disse. Dados da Fiocruz indicam que 570 milhões de testes de diagnóstico foram feitos no ano passado em todo o país. O número, de acordo com Rita, é considerado insuficiente diante da demanda. Uma das saídas, segundo ela, são parcerias público-privadas que possibilitem mais investimentos em programas da saúde pública.

O encontro continua até amanhã (18) na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O evento é organizado pela Câmara Brasileira do Diagnóstico Laboratorial em parceria com a Fundação Mérieux e com a London School of Hygiene and Tropical Medicine.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional