Pular para o conteúdo
Geral

Empresas brasileiras perdem outra disputa no processo de privatização em Portugal

As empresas brasileiras saíram mais uma vez derrotadas no processo de privatização de companhias públicas de Portugal. O governo lusitano anunciou hoje (27) a venda de 95 % do capital da empresa responsável pelos aeroportos do país para um grupo francês (Vinci), que já tem a concessão de duas pontes rodoviárias sobre o Rio Tejo, […]
Arquivo -

As empresas brasileiras saíram mais uma vez derrotadas no processo de privatização de companhias públicas de Portugal. O governo lusitano anunciou hoje (27) a venda de 95 % do capital da empresa responsável pelos aeroportos do país para um grupo francês (Vinci), que já tem a concessão de duas pontes rodoviárias sobre o Rio Tejo, em Lisboa.

A empresa ANA, Aeroportos de Portugal, era disputada, entre outros grupos internacionais, pela concessionária brasileira CCR (em parceria com o fundo Global Infrastructure Partners e a suíça Flughafen Zürich) e pelo consórcio Eama, liderado pela argentina Corporación América com a participação da brasileira Engevix.

De acordo com a Embaixada do Brasil em Portugal, é orientação do Palácio do Planalto tentar participar ao máximo do programa de privatização português, inclusive com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em menos de uma semana, esta é a segunda vez que empresas com capital brasileiro são rejeitadas pelo programa de privatização português. No último dia 20, o governo de Portugal resolveu adiar a privatização da companhia aérea estatal TAP.

Por falta de garantias, o Conselho de Ministros, integrado pelos ministros e secretários de Estado que formam o gabinete do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, rejeitou a proposta apresentada pela Synergy Aerospace, de propriedade do empresário brasileiro Germán Efromovich, única participante da privatização.

Em janeiro deste ano, as propostas da Eletrobras e a Cemig para aquisição da companhia elétrica EDP foram preteridas em favor de um grupo chinês que adquiriu a estatal.

Apesar dos revezes, empresas com capital brasileiro têm aumentado a participação na economia portuguesa. Este é o caso da operadora de planos de saúde Amil (que este ano comprou hospitais ligados ao braço de seguro do banco estatal Caixa Geral de Depósito); da Embraer (que adquiriu uma reparadora portuguesa de aviões), e do grupo Camargo Corrêa, que comprou uma empresa produtora de cimento.

A portuguesa ANA, que equivale à estatal brasileira Infraero, é responsável pelos aeroportos de Lisboa, Faro, Porto, Ponta Delgada, Santa Maria, da Horta, Flores e do terminal civil de Beja. O negócio foi fechado em mais de 3 bilhões de euros. Segundo a secretária de Estado do Tesouro de Portugal, Maria Luís Albuquerque, os franceses venceram porque apresentaram melhor oferta do “ponto de vista estratégico” e de valor mais elevado.

Com a venda da ANA, o programa de privatização português acumula 6,4 bilhões de euros. O dinheiro é fundamental para o processo de ajustamento de receita e despesa iniciado pelo governo português após a crise econômica na zona do euro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hospital regional

Aberta licitação para reforma de poço e substituição de elevadores do HRMS

Trabalhador sai do Pará em busca de oportunidade e desaparece em Campo Grande

Tempo seco predomina e reduz umidade do ar a 12% em cidades de Mato Grosso do Sul

Deputado Antonio Vaz sofre infarto em SP e passa por cirurgia de urgência

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Suspeito de matar Charlie Kirk publico foto em rede social e ‘brincou’ sobre assassinado

Últimas Notícias

Brasil

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Tarifaço também foi abordado pelo presidente

Política

Alems promove Conferência dos Direitos Humanos nesta semana

Além deste evento, há ainda na programação a realização de curso de Libras, sessões plenárias, visita guiada de alunos, solenidade, reunião da CCJR

Trânsito

VÍDEO mostra colisão na Ernesto Geisel e carro caindo em córrego de Campo Grande

Acidente deixou outra motorista ferida, que foi levada para UPA

Emprego e Concurso

Atenção: inscrições para concurso da MSGás começam na segunda-feira

Salários variam entre R$ 4.866,95, para cargos de nível médio, até R$ 10.699,81, para nível superior