Pular para o conteúdo
Geral

Empresas aéreas pequenas aumentam participação no mercado e cobram mais incentivos

Dados da Anac indicam que essas companhias aumentaram em 21,7% a participação no mercado no ano passado, em comparação a 2010.
Arquivo -

Dados da Anac indicam que essas companhias aumentaram em 21,7% a participação no mercado no ano passado, em comparação a 2010.

As empresas aéreas de pequeno porte ampliaram a participação no mercado em 2011. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados nesta quarta-feira (25) apontam que elas registraram aumento de 21,7% em comparação a 2010. Se apenas o mês de dezembro for comparado, o avanço é de 29,7%. Mas para continuar essa trajetória de desenvolvimento, o setor reivindica algumas medidas.

“Faltam ações para executar o planejamento de investimentos nos aeroportos regionais. A gente espera que, esse ano, o governo invista R$ 400 milhões nesses terminais. Muitas vezes, os recursos existem, mas há dificuldade para operacionalizar os investimentos”, diz o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Regional (Abetar ), Apostole Lazaro Chryssafidis.

Outro empecilho, afirma, é a falta de um ambiente regulatório mais sereno, que entenda as dificuldades do setor e do próprio governo em fazer investimentos de infraestrutura. “Ano após ano, alertamos sobre a dificuldade que temos em operar, por causa do aumento da demanda. Esse não é um aumento qualquer, não é uma taxa desprezível”, destaca o presidente da Abetar à Agência CNT de Notícias .

Mesmo com esses gargalos, tanto nos pequenos como nos grandes aeroportos, a demanda por transporte aéreo doméstico aumenta no Brasil – no acumulado de 2011, a expansão foi de 15,7%. Mas enquanto as companhias menores conquistaram maior fatia do mercado, as duas maiores, TAM e GOL, tiveram uma desaceleração. Em dezembro de 2010, por exemplo, a participação foi de 81,1%, enquanto o mesmo mês do ano passado registrou 75,5%.

Segundo Chryssafidis, o progresso das aéreas menores está ligado ao desenvolvimento do interior do país. “Muitas cidade s passaram a ser atendidas por voos regionais, aumentou a demanda por passageiros. Em Campinas (SP), por exemplo, eram 900 mil passageiros por ano. Hoje, são mais de quatro milhões”, explica.

Para ele, as empresas menores buscam, nos últimos anos, ações efetivas para continuar com foco no crescimento: aumentam a eficiência no atendimento, adquirem novas aeronaves, prestam serviço diferenciado e reduzem tarifas. Na outra ponta, nos grandes aeroportos, onde a atuação das companhias maiores é mais forte, existem problemas por limitação de infraestrutura.

Diálogo
Chryssafidis destaca um ponto positivo que pode facilitar mais melhorias: a interlocução e o diálogo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), considerada “muito boa”. De acordo com ele, o ministro Wagner Bittencourt mostra bastante disposição para ouvir as reivindicações do setor.?

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

santa casa

Mulher atropelada por companheiro passa por cirurgia na Santa Casa após fraturar braço, joelho e bacia

Juíza manda Consórcio Guaicurus apresentar imagens de acidente que afastou diarista do trabalho

cantor leonardo show aberto ao publico mato grosso do sul

Mergulhou nas incertezas do amor? Vídeo mostra queda de cantor Leonardo

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Obra de R$ 123 milhões: TCE-MS manda Agesul suspender pagamento à empreiteira

Últimas Notícias

Polícia

“Sempre te amarei”: filha se depende de fotógrafo encontrado morto em residência no Estrela do Sul

O velório e sepultamento ocorreram nesta terça-feira (2), no bairro Pioneiros

Esportes

Seleção de vôlei sub-16 de MS disputa Campeonato Brasileiro em Saquarema-RJ

Torneio acontece de 3 a 7 de setembro e reúne seleções de todo o país em busca de uma vaga na divisão especial do próximo ano

Cotidiano

Shopping Pátio recebe Castramóvel para vacinação e cadastro para castração

Evento gratuito ocorre das 8 às 11 horas de sábado (6) no Shopping localizado no centro da cidade

Transparência

Servidor condenado por fraudes em Sidrolândia pede absolvição: ‘provas mostram o contrário’

Acusado de corrupção no esquema de Claudinho Serra diz que MPMS não apresentou provas concretas