Pular para o conteúdo
Geral

Emissões de gases de efeito estufa aumentaram 20% desde 2000

Às vésperas da COP18, Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começa dia 26 de novembro em Doha, no Qatar, foi lançado dia (21) um novo relatório que revela que a concentração dos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), aumentou 20% desde 2000. O relatório sobre […]
Arquivo -

Às vésperas da COP18, Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começa dia 26 de novembro em Doha, no Qatar, foi lançado dia (21) um novo relatório que revela que a concentração dos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), aumentou 20% desde 2000.

O relatório sobre as emissões de gases do efeito estufa (Emissions Gap 2012), coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Fundação Europeia para o Clima mostra também que os níveis das emissões de gases de efeito estufa já chegaram a cerca de 14% acima do que deveriam estar em 2020.

Avaliações econômicas preliminares, destacadas no novo relatório, estimam que a falta de ação acarretará custos provavelmente no mínimo 10 a 15% maiores após 2020 se as reduções de emissões necessárias forem postergadas para as próximas décadas.

“O relatório sinaliza que o tempo está se esgotando, mas que os meios técnicos e as ferramentas necessárias para permitir que o mundo mantenha o aumento da temperatura global [neste século] a no máximo 2°C ainda estão disponíveis para os governos e sociedades”, afirmou a Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Christiana Figueres.

A publicação menciona o Brasil, onde uma combinação de políticas de conservação aliadas à queda nos preços das commodities agrícolas levou a uma diminuição de três quartos do desmatamento desde 2004, evitando 2,8 Gt de CO2 equivalente entre 2006 e 2011.

“Embora permaneça subutilizado, a diminuição do desmatamento é considerada uma opção de baixo custo para a redução de emissões de gases estufa”, diz o relatório.

“Há duas realidades encapsuladas neste relatório – que preenchem a lacuna entre as tecnologias e as políticas existentes: há muitas ações inspiradoras ocorrendo em nível nacional de eficiência energética em edifícios; em investimentos de reflorestamento para evitar emissões ligadas ao desmatamento: na criação veículos com novas tecnologias, assim como um notável crescimento no investimento em novas energias renováveis em nível mundial, que em 2011 ascenderam a cerca de 260 bilhões de dólares”, disse o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assustam moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios

Mundo

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Alexandra Ocasio-Cortez pediu uma avaliação do impacto das tarifas nas relações entre os dois países

Polícia

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Vítima estava visitando propriedade rural e morreu em hospital da Capital

Esportes

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

Partida foi pela 22ª rodada do Brasileirão, última antes da pausa para a Data Fifa