Pular para o conteúdo
Geral

Embrapa e Copasul assinam termo de cooperação geral

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola sul-mato-grossense (Copasul) assinaram um termo de cooperação geral na segunda-feira, 3 de dezembro. O acordo foi celebrado entre o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Fernando Mendes Lamas, que representou o diretor-presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e o diretor-presidente...
Arquivo -

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola sul-mato-grossense (Copasul) assinaram um termo de cooperação geral na segunda-feira, 3 de dezembro. O acordo foi celebrado entre o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste (, MS), Fernando Mendes Lamas, que representou o diretor-presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e o diretor-presidente da Copasul, Sakae Kamitani.

A assinatura aconteceu durante a inauguração da fecularia da Copasul, em , Mato Grosso do Sul, e contou com presenças de diversas autoridades, como a do governador do Estado, André Puccinelli, da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina, e do prefeito de Naviraí, Zelmo de Brida.

Os objetivos da cooperação entre a Embrapa e a Cooperativa são definir e executar estudos e pesquisas para aprofundar o conhecimento técnico-científico em diversos setores: agricultura, pecuária, silvicultura e áreas afins, assim como em desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico e tecnologia dos alimentos.

Para Lamas, a cooperação entre as entidades garante a continuidade e aumento do volume de trabalhos desenvolvidos em parceria entre a Cooperativa e as Unidades da Embrapa. Há cerca de 20 anos, a Embrapa possui trabalhos de pesquisa em algodão com a Copasul relacionados a cultivares, época de semeadura e arranjos de plantas.

Além desses, a Embrapa possui experimentos de melhoramento genético de mandioca, em que são selecionadas variedades melhoradas com alto potencial de produção; e atividades em vários sistemas de produção, como experimentos de algodão em monocultura, soja em sucessão ao milho safrinha e outros sistemas diversificados, com objetivo de aumentar a sustentabilidade da região do Cone Sul de MS.

Segundo o gerente do Departamento Técnico da Copasul, Antonio José Meireles Flores, com a assinatura do termo de cooperação geral, “essa parceria de longa data vai aumentar e melhorar o desenvolvimento técnico da cooperativa e contribuir para que os cooperados produzam mais e melhor.”

Fecularia

Durante a inauguração da fecularia da Copasul, que possui capacidade inicial de produção de 200 mil kg/dia, Lamas falou aos presentes no evento que a instalação da fábrica representa um marco para o crescimento e desenvolvimento na região. “Essa indústria traz alternativas para diversificação da produção em uma área com solo e clima favorável para o cultivo da mandioca, sendo possível aumentar a produção agrícola, de forma sustentável, sem necessidade de derrubar árvores, gerando fonte de renda para o produtor rural e fixação do homem ao campo”, ressaltou.

Segundo o diretor-presidente da Copasul, a expectativa é que a capacidade de produção da fecularia chegue a 600 mil kg/dia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara de Corumbá gasta R$ 276 mil em diárias e passagens para vereadores

Polícia investiga abuso de criança de 4 anos em escola municipal de MS

Moradores de Dourados têm até o dia 19 para inclusão de novos beneficiários no cadastro único

MPMS supera recorde e gasta mais de R$ 500 mil em diárias e passagens aéreas em agosto

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Diego Martins assume namoro com ator da Globo; saiba quem

Últimas Notícias

Cotidiano

Primavera em MS terá calor acima da média, chuvas irregulares e influência da La Niña

A estação começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, e se estende até o dia 21 de dezembro

Polícia

Mulher é atacada com câmara de ar pelo marido ao defender a filha de agressões

Marido foi preso em flagrante na tarde do último sábado (14)

Cinema

O Agente Secreto é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026; entenda

Protagonizado por Wagner Moura, O Agente Secreto disputará por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar

Política

Projeto de erradicação da árvore leucena entra em votação nesta segunda em Dourados

Medida foi encaminhada pelo Executivo à Câmara de Dourados