A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram hoje um contrato de cooperação para a utilização conjunta da chamada Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas (Umip GenClima).

A parceria é voltada à geração de tecnologias genéticas e biotecnológicas para o desenvolvimento de plantas melhor adaptadas às mudanças climáticas. Esta será a primeira unidade mista de pesquisa envolvendo a Embrapa e uma instituição acadêmica numa universidade brasileira.

Segundo a Unicamp, a ideia é criar nesse polo um ambiente que possibilite uma forte interação entre pesquisadores e estudantes em torno de pesquisa e desenvolvimento de produtos que devem chegar ao mercado.

Um grupo de 15 pesquisadores das duas instituições já trabalha nesse processo e estima-se que num prazo de três a quatro anos a Umip congregará por volta de 70 a 80 cientistas.

A Unidade Mista ficará sediada no Polo de Pesquisa e Inovação da universidade, em uma área de cerca de 2.500 metros quadrados.