Ponta Porã será sede de um debate sobre um tema muito importante: a acessibilidade e inclusão no mercado de trabalho do portador de deficiência. Empresários responsáveis por pequenos, médios e grandes empreendimentos, estão sendo convidados para discutir com representantes dos mais diversos segmentos da sociedade a aplicação da lei que estabelece cotas para deficientes no mercado de trabalho.

O debate será realizado durante o 1°  Seminário de Acessibilidade e Inclusão no Mercado de Trabalho do Portador de Deficiência, promovido pela ADF- Associação Comunitária de Apoio e Assistência aos Deficientes Físicos de Ponta Porã em parceria com a Prefeitura.

O evento contará com uma palestra esclarecedora sobre o tema. A palestrante será uma das maiores conhecedoras do assunto em Mato Grosso do Sul, a Dra. Noemia de Salles Sousa, Auditora Fiscal do Trabalho.

O presidente da Associação, Silvio dos Santos Bitencurt, informou que o evento deverá servir para estimular empresários a abrirem mais espaço para os deficientes no mercado de trabalho.  Por lei, as empresas que possuem um mínimo de 100 funcionários devem abrir vagas para deficientes. Porém, nada impede que as médias e pequenas empresas também o façam.

Um dos objetivos da Associação é justamente desmistificar alguns pontos, como a crença de que o deficiente físico não tem capacidade para trabalhar. Atualmente, várias empresas em todo o Brasil acordaram para a realidade que consiste na boa qualificação dos portadores de deficiências. São pessoas preparadas e capazes de desempenhar inúmeras tarefas dentro de uma empresa, seja pública ou privada.

O seminário será iniciado às 14 horas e 30 minutos no anfiteatro da Prefeitura de Ponta Porã. A parceria da Associação com a Prefeitura, para a realização do evento, foi formalizada durante encontro do secretário municipal de Turismo, Integração e Desenvolvimento Sustentável, Marcelino Nunes de Oliveira, com os diretores da ADF.