O senador Waldemir Moka (PMDB), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional, destacou a função das cooperativas de crédito em regiões não atendidas pelo sistema financeiro, beneficiando pequenos e médios produtores.

A declaração de Moka foi feita durante a abertura do IV Fórum sobre Inclusão Financeira, realizado segunda-feira (29) em Porto Alegre. O evento teve a participação do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

Moka destacou que as cooperativas atingiram 5,8 milhões de associados em 2011. “As cooperativas têm maior capacidade de distribuição de volume na carteira de crédito rural e para o setor de microfinanças, já que mais de 70% de seus empréstimos são com valores abaixo de R$ 5 mil”, informou.

O senador afirmou que a intenção do setor cooperativo é buscar reconhecimento nos cenários nacional e internacional, como agente de desenvolvimento econômico e de promoção social. “É o modo mais eficaz para gerar e distribuir riqueza entre as pessoas”, disse.

No fórum, o presidente do BC anunciou a criação do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito e lançou uma moeda comemorativa ao Ano Internacional das Cooperativas. “O objetivo é garantir os depósitos em cooperativas de crédito, além de, em um segundo momento, apoiar operações de assistência e suporte financeiro”, afirmou.

Tombini explicou que esse fundo será de abrangência nacional, independente e contará com a participação de todas as cooperativas de crédito que captam depósitos, além dos bancos cooperativos.