E-mails internos trocados entre militares dos mostram que nenhum marinheiro assistiu ao sepultamento no mar de Osama bin Laden a partir do porta-aviões USS Carl Vinson, e que os tradicionais procedimentos islâmicos foram seguidos durante a cerimônia.

Trata-se da primeira divulgação pública sobre a morte do líder da rede Al-Qaeda. Os e-mails, que contêm várias trechos censurados, foram liberados na quarta-feira pelo Departamento de Defesa. Bin Laden foi morto no dia 1º de maio do ano passado, depois que membros do grupo de elite da Marinha americana invadiram o complexo onde o terrorista se encontrava, em Abbottabad, no Paquistão.

Um e-mail classificado como secreto, enviado no dia 2 de maio por um alto oficial da Marinha, rapidamente descreve como o corpo de Bin Laden foi lavado, enrolado em um lençol branco e colocado em um saco pesado. De acordo com outra mensagem, apenas um pequeno grupo da liderança do porta-aviões foi informado sobre o sepultamento.

“Foram cumpridos os procedimentos tradicionais para um funeral islâmico. O corpo foi lavado (ritual religioso), e então colocado em um lençol branco. O corpo foi colocado em um saco pesado. O oficial militar leu algumas observações religiosas, que foram traduzidas para o árabe por um falante nativo. Depois da leitura, o corpo foi colocado em uma tábua preparada, inclinada, e o corpo deslizou para o mar”, diz um e-mail do dia 2 de maio do contra-almirante, Charles Gaouette.