Pular para o conteúdo
Geral

Dourados registra 73 estupros contra crianças

O registro de estupro contra crianças, nos três primeiros trimestres deste ano já superam em 20% o total de registros do ano inteiro de 2011 em Dourados. São casos de abuso sexual, psicológico, negligência e maus tratos. A maioria é abuso sexual. As vítimas têm entre 1 ano e meio a 17 anos. Os números […]
Arquivo -

O registro de estupro contra crianças, nos três primeiros trimestres deste ano já superam em 20% o total de registros do ano inteiro de 2011 em . São casos de abuso sexual, psicológico, negligência e maus tratos. A maioria é abuso sexual. As vítimas têm entre 1 ano e meio a 17 anos. Os números são do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), que neste ano não registrou casos de exploração sexual infantil ou até mesmo tráfico de pessoas. O assunto ganha repercussão com pesquisa divulgada esta semana pelo Ministério da Justiça que mostra que em todo o país, 500 brasíleiros foram vítimas de tráfico de pessoas para a exploração sexual.

Em relação a violência sexual, que tem ocorrido no município, o caso que mais chamou a atenção este ano foi a de um bebê de 7 meses que foi estuprado por um adolescente de 15 anos. Conforme a polícia, o rapaz abusou sexualmente da criança após trocar a fralda da menina, que residia no Pantanal em Dourados, assim como o autor.

INVESTIGAÇÕES

Para dar agilidade nas investigações, o Governo Federal anunciou em agosto deste ano que as denúncias feitas ao telefone Disque 100 sobre violência contra crianças e adolescentes são repassadas automaticamente ao Ministério Público, por meio de um sistema de computador com acesso comum. A denúncia será encaminhada aos conselhos tutelares, para toda a rede de apoio e delegacias. O objetivo também é fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes.

O ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, disse que 80% das denúncias ao Disque 100 são referentes à violência contra crianças e adolescentes. “Apenas neste primeiro semestre, já recebemos mais de 20 mil denúncias relacionadas a violações aos direitos humanos”, afirmou. O Disque 100 também pode ser usado para denúncias de violência contra idosos, deficientes físicos, tortura, violência policial e homofobia. O serviço é gratuito, não exige identificação e funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

DOURADOS

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), a pedagoga Marísia de Paula Brandão Martins, a maioria dos agressores são pessoas próximas às vítimas. “São parentes ou vizinhos, que atraíram as crianças com doação de dinheiro, doces, brinquedos e até alimentos”, diz.

A pedagoga alerta para que as mães prestem atenção no corpo e comportamento dos filhos. “Sinais ou marcas principalmente nos órgãos genitais são fortes indícios. Outro sinal de que a criança pode estar sendo abusada é o comportamento retraído ou assustado por parte da criança diante de um toque da mãe ou pessoa próxima. Muitas mães precisam trabalhar e deixam os filhos com pessoas próximas, o que acaba viabilizando estes casos”, destaca.

O Creas oferece em Dourados todo o atendimento às vítimas e familiares de crianças e adolescentes que sofreram violência. São psicólogos, advogados entre outros profissionais disponibilizados o tempo que for necessário para reintegrar a criança à sociedade e protegê-la de agressões.

SERVIÇOS

Em Dourados, os contatos por telefone com o Conselho Tutelar são: (67) 8468 6145 e 0800 647 7142. O telefone do Ministério Público Estadual para denúncia é: 8478 2072. Outra opção é do disque 100, um serviço nacional que mobiliza todas as entidades do município para averiguarem as denúncias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa de Bolsonaro se manifesta sobre operação da PF: ‘indignação’

Nasce Bernardo, o primeiro filho de Dani Calabresa e Richard Neuman: ‘Amor’

Campo Grande cria protocolo para atender população de rua em dias de frio intenso

Pavimentação em rodovia estadual de Selvíria terá custo de R$ 39,3 milhões

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

bolsonaro

Por ordem do STF, Bolsonaro vai usar tornozeleira eletrônica e ficar sem redes sociais

Criminosos são presos após roubo a comércio em MS e prejuízo de R$ 21 mil

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Secretaria de educação divulga resultado de seleção para auxiliar pedagógico; confira

A seleção ofertou 160 vagas para profissionais com licenciatura plena e especialização em Educação especial

Cotidiano

Não é golpe: pesquisa do Ministério da Saúde vai visitar famílias em cidades de MS

Campo Grande e Corumbá foram as duas cidades de Mato Grosso do Sul escolhidas para participar do Enani 2025 (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil)

Política

Vereadores do PT e PL vêm justiça e perseguição em operação contra Bolsonaro

Bolsonaro foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica e está impedido de usar as redes sociais

Política

‘Estranheza e repúdio’: PL questiona medida do STF que determinou tornozeleira em Bolsonaro

STF determinou medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, por Jair Bolsonaro