O Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Querência da Saudade, sediou no último de semana, o concurso de Prendas e Peões Guaicuru do Movimento de Tradicionalismo Gaúcho de Mato Grosso do Sul (MTG/MS) e a Primeira Prenda campeã, foi do CTG Querência do Sul, da cidade de Dourados.

O concurso começou na sexta-feira e seguiu durante todo o dia de sábado, culminando com a cerimônia de premiação e o baile de encerramento do concurso. Ao todo, foram 19 candidatos de todo o Estado. O presidente do MTG/MS, Agadir Mossmann, também esteve presente no evento. A 1ª Prenda da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Elis Regina Burgel, também esteve no concurso de Ponta Porã.

O patrão do CTG Querência da Saudade, Elton Jacó Lang, disse que tudo saiu dentro do que foi planejado. “Foi uma autêntica festa do tradicionalismo gaúcho. Trabalhamos para sediar o concurso com o MTG e o principal objetivo, que o é de cultivar a tradição, foi realizado. As provas foram aplicadas, tanta escrita como campeira, e outras provas, e as prendas e os peões foram aplicadíssimos. Venceram aqueles que conseguiram se preparar melhor. Resumindo, foi tudo muito bem feito e nos sentimos satisfeitos em ter recebido aqui no Querência da Saudade, os visitantes de outros CTGs”, afirmou.

As provas foram disputadas nas categorias mirim, juvenil, adulto e xirú. Na categoria mirim, a segunda colocada foi Ana Carla Corbari Viana, do CTG Querência da Saudade, de Ponta Porã. A 1ª Prenda Mirim do MTG, foi Yasmin de Souza, também do CTG Querência da Saudade. Yasmin, atingiu a maior nota do concurso 2012, com 89,425 pontos. O 1º Peão Mirim Guaicuru, foi Lorenzoni Bello, do CTG Querência da Saudade.

Na juvenil, a segunda colocação ficou com Ariani Fasolo, do CTG Tropeiros da Querência, de Campo Grande. Já a 1ª Prenda Juvenil do MTG/MS, foi Tatiane Quinquinato Viana, do CTG Querência da Saudade. O 1º Peão Juvenil ficou com Anderson Suhre, do CTG Cultivando a Tradição, de Chapadão do Sul. Na categoria xirú, a segunda colocada, foi Tommy Corvalan, de Ponta Porã. A 1ª Prenda Xirú do MTG, foi Marinês Lauxen. O 1º Peão Guaicuru Xirú, foi Sanger Garcia Kersting.

Na categoria adulto, os dois peões são do CTG Querência da Saudade. O 2º Peão Guaicuru, foi Lucas Ariel Corvalan Freitas. E o título de 1º Peão Guaicuru do MTG/MS ficou com Carlos Farid Villamayor Molas. A 2ª Prenda foi Darlose Andreia Korber Rauber, do CTG Cultivando a Tradição, de Chapadão do Sul. E o título de 1ª Prenda do MTG/MS ficou com Mariana Queiroz Velter, do CTG Querência do Sul, de Dourados. O título de Marina, credencia a cidade de Dourados, a sediar o próximo Concurso de Prendas e Peões Guaicuru em 2014.