O diretor de assuntos econômicos do consulado dos Estados Unidos da América (EUA), Jonathan Posner esteve na manhã desta terça-feira (17), no gabinete do vice-prefeito, Edil Afonso Albuquerque.

A visita foi realizada com o objetivo de conhecer mais detalhes da administração pública da capital de Mato Grosso do Sul e os projetos desenvolvidos na área de desenvolvimento econômico e social.

Segundo Posner, Campo Grande é uma cidade com grande potencial econômico e turístico e que tem muitos bons exemplos de gestão pública. “Estou na Capital desde domingo e a cada dia me encanto com a simpatia das pessoas e os projetos e programas desenvolvidos. A cidade demonstra um grande potencial industrial e empresarial, o que a torna atraente para investimentos externos”, avaliou o representante do consulado norte-americano.

Entre os projetos apresentados pelo vice-prefeito foi destacado o Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (Prodes), responsável pela vinda de muitas indústrias para a Capital. Segundo Edil, foi possível identificar no representante do consulado o entusiasmo com diversos projetos implementados pela prefeitura.

“Ele nos informou que cuida da pasta de meio ambiente, lixo, ciência e tecnologia, porém destacou o projeto do Porto Seco e do Terminal Intermodal. Quem sabe não é uma oportunidade para chegada de novos investimentos dos Estados Unidos?”, comentou Edil.

Já o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc), Natal Baglioni reforçou que Campo Grande é privilegiada geograficamente, o que a torna estrategicamente viável para vinda de novos investidores.

 “Nossa cidade está localizada na região central de Mato Grosso do Sul e este fator, aliado com os incentivos oferecidos pela Prefeitura e governo do Estado, tem possibilitado a chegada de novas empresas, de diferentes segmentos, como é o caso do Polo Empresarial Oeste”, destacou o secretário.

Na ocasião, estiveram presentes a diretora do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Semadur, Denise Name, a superintendente do departamento de Turismo, Ciência e Tecnologia da Sedesc, Maria do Carmo Portocarrero Petelinkar, a diretora de Ciência e Tecnologia da Sedesc, Maria Neci Ferreira Rocha, o diretor de turismo da Sedesc, Wantuyr Tartaro e o representante da Assessoria Executiva da Prefeitura, Daniel Dassan.

Ao final da entrevista, Posner recebeu o perfil socioeconômico de Campo Grande que contém informações demográficas, econômicas, de infraestrutura urbana, serviços, social, cultura, esporte, lazer e turismo.