No próximo dia 18 de dezembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará o processo de diplomação dos candidatos eleitos nos municípios da 5ª Zona Eleitoral, que compreende Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu. A afirmação foi confirmada pelo Chefe do Cartório Eleitoral Pablo Felipo Amorim Gomes.

Antes de assumir definitivamente o posto, o candidato vencedor deverá ser diplomado. Na cerimônia são distribuídas as certificações aos prefeitos eleitos, vices, vereadores e eventuais suplentes.

Após a diplomação, o candidato torna-se apto para tomar posse do cargo para o qual foi democraticamente escolhido. Com a diplomação, encerra-se também o período para que sejam ajuizadas ações contra o candidato no âmbito da Justiça Eleitoral.

Os membros do Poder Executivo assumem seus cargos no primeiro dia útil de 2013. Já os membros do Poder Legislativo são empossados apenas no dia 2 de fevereiro.

Em Nova Andradina, Roberto Hashioka (PMDB) vai chefiar o Executivo, já em Batayporã e Taquarussu, Beto Sãovesso (PSDB) e Roberto Nem (PSDB), respectivamente, vão comandar as prefeituras.