Pular para o conteúdo
Geral

Dilma deve indicar nos próximos dias seu último ministro do STF

O mundo jurídico aguarda para a próxima semana a indicação do futuro integrante do Supremo Tribunal Federal. O escolhido pela presidente Dilma Rousseff irá substituir o ex-presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em virtude de ter atingido a idade-limite de 70 anos para permanência na vida ativa da magistratura. A vaga […]
Arquivo -

O mundo jurídico aguarda para a próxima semana a indicação do futuro integrante do Supremo Tribunal Federal. O escolhido pela presidente Dilma Rousseff irá substituir o ex-presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em virtude de ter atingido a idade-limite de 70 anos para permanência na vida ativa da magistratura. A vaga aberta no Supremo é a última que a atual presidente da República terá até o final do seu mandato, no primeiro dia de janeiro de 2015.

Até o momento, Dilma já indicou três nomes para a mais importante Corte de justiça do país, dois oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e uma do Tribunal Superior do Trabalho (TST): o carioca Luiz Fux, a gaúcha Rosa Weber e o catarinense Teori Zavascki. Caso seja reeleita em 2014, Dilma terá mais cinco vagas para indicar no Supremo: Celso de Mello, o decano, em novembro de 2015; Marco Aurélio Mello em julho de 2016; Ricardo Lewandowski em maio de 2018; Teori Zavascki em agosto de 2018 e Rosa Weber em outubro de 2018.

Durante os oito anos em que permaneceu no Palácio do Planalto, o antecessor de Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou oito ministros para o STF. As nomeações o colocam como o presidente que mais indicou ministros para o STF desde o fim da ditadura militar, em 1985. José Sarney governou por cinco anos, até 1990, e escolheu cinco magistrados. Fernando Collor, derrubado por impeachment pouco antes de completar três anos na Presidência, indicou quatro. Itamar Franco nomeou apenas um, enquanto FHC três.

Os ministros nomeados pelo ex-presidente petista são Eros Grau (aposentado), Carlos Alberto Menezes Direito (falecido), Ayres Britto (aposentado), Cezar Peluso (aposentado), Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Dias Toffoli.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professor acusado de importunação sexual contra alunas é mantido em sala de aula em MS

Mais 75 famílias recebem títulos de terreno para regularização de ocupações em Dourados

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

VÍDEO: Jovem morre ao bater de frente com carro quando fazia manobras de motocicleta na MS-338

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Funsat

De farmacêutico a repositor, Funsat anuncia 1,9 mil vagas nesta terça-feira

Últimas Notícias

Famosos

Casado, Luan Santana é detonado após ‘abocanhar’ calcinha de fã: ‘Vergonha’

Luan Santana deu o que falar ao tentar comer a calcinha de uma fã durante um show; momento viralizou e dividiu opiniões na web

Polícia

Presos suspeitos de furtar duas caminhonetes em Maracaju

Um dos autores foi preso um mês depois por tráfico

Mundo

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

Tarifa pode chegar a 100%, o que afetaria países como China, Índia e Brasil

Cotidiano

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar em MS

Produção de insulinas foi retomada no país após 20 anos