Pular para o conteúdo
Geral

Dilma: ‘a história de Niemeyer não cabe nas pranchetas’

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial na noite desta quarta-feira lamentando a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrido às 21h55 de hoje, aos 104 anos. “A sua história não cabe nas pranchetas. Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitetura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva”, escreveu Dilma. No comunicado, […]
Arquivo -

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial na noite desta quarta-feira lamentando a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrido às 21h55 de hoje, aos 104 anos. “A sua história não cabe nas pranchetas. Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitetura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva”, escreveu Dilma.

No comunicado, a presidente lembrou uma das frases do arquiteto, que dizia que “a gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”. Ela elencou o arquiteto como um grande brasileiro. “E poucos sonharam tão intensamente e fizeram tantas coisas acontecer como ele”, afirmou.

“Da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades. Das injustiças do mundo, ele sonhou uma sociedade igualitária. ‘Minha posição diante do mundo é de invariável revolta’, dizia Niemeyer. Uma revolta que inspira a todos que o conheceram”, colocou a presidente.

Ainda na nota, Dilma ressaltou que Niemeyer foi, com Lúcio Costa, o autor intelectual de , a capital que mudou o eixo do Brasil para o interior. “Nacionalista, tornou-se o mais cosmopolita dos brasileiros, com projetos presentes por todo o País, nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália e Israel, entre outros países. Autodeclarado pessimista, era um símbolo da esperança”, escreveu. “O Brasil perdeu hoje um dos seus gênios. É dia de chorar sua morte. É dia de saudar sua vida”, completou.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é carioca. Ele nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio. O arquiteto morreu às 21h55 de hoje, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, também na capital fluminense.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia