O dia 26 de abril é marcado como dia Nacional de Combate e Prevenção da Hipertensão e em Campo Grande contará com ações dos serviços de saúde.

A partir das 16h, no Shopping Norte Sul, na Avenida Ernesto Geisel, uma equipe fará aferição da pressão arterial e orientações.

Uma equipe do Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) da Unimed Campo Grande estará hoje no parque Belmar Fidalgo conscientizando a população sobre a doença.

Uma enfermeira, uma nutricionista e uma assistente social estarão das 17h às 20h no quiosque da Unimed atendendo ao público, tirando dúvidas, dando dicas nutricionais e repassando orientações para uma vida mais saudável e longe da pressão alta.

Altos índices

Campo Grande é a oitava capital brasileira com maior índice de hipertensos adultos. Segundo dados do Ministério da Saúde, 23,5% da população campo-grandense acima dos 18 anos tem pressão alta.

A hipertensão arterial não tem cura, mas pode e deve ser tratada para impedir complicações. Excesso de dor de cabeça, cansaço, tontura e sangramentos nasais podem ser associados à doença.

Na maioria dos casos, a doença pode ser controlada sem o uso de medicamentos, mas adotando medidas gerais de reeducação alimentar e modificações no estilo de vida, como por exemplo: alimentação saudável e natural (que evite alimentos industrializados), prática de atividades físicas, redução do consumo de bebidas alcoólicas e cigarros e controle do estresse.