A campanha pretende reduzir os números de acidentes na faixa etária de 18 a 25 anos

Foi lançada na manhã desta terça-feira (18), a campanha “Velocidade tem Limite. Preserve a vida”. A campanha faz parte da Semana Nacional do Trânsito 2012, que esse ano tem como tema a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito- 2011/2020, e vai até o dia 25 de setembro.

Na abertura do evento, o governador André Puccinelli disse que as noções de educação no trânsito para os jovens é que proporcionará uma efetiva melhoria nos próximos anos. Segundo ele, o percentual de acidentes na faixa etária de 18 a 25 anos é o mais alarmante.

Para o diretor do Detran/MS, Carlos Henrique Santos Pereira, somente as novas gerações poderão, com educação, trazer uma real melhoria para o trânsito. “Nossa inteligência nos fará vencer essa guerra, pois nossa geração já perdeu.”, discursou.

Durante toda a manhã foram ministradas palestras com autoridades de trânsito, entre eles a coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), professora-doutora Maria Cristina Alcântara Andrade Hoffman, o sociólogo e professor Paulo Cabral, o diretor da Agetran, Rudel Trindade, o comandante da Ciptran tenente-coronel Alírio Vilassanti Romero e a Diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix da Silva.

Campanha

A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Para traçar e realizar as ações o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando a redução dos acidentes de trânsito.

No período vespertino será realizado a partir das 14 horas, no Grand Park Hotel- Sala Flamingos, o Encontro com Coordenadores pedagógicos e Diretores das Escolas Públicas de Campo Grande para divulgação da coleção RUMO a CIDADANIA: educação de trânsito do Denatran. Ainda no dia 18, às 18 horas acontecerá a Teleconferência “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito- 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, realizada pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp

Dos dias 19 a 25 de setembro serão montados espaços informativos nos pontos mais movimentados de Campo Grande, abordando o tema Velocidade tem limite. No dia 22 será realizado no Camelódromo o Clube do Setinha, uma parceria da Agetran e Sesau. Ainda no dia 22 os pedestres serão orientados sobre o uso correto das botoeiras nos semáforos.

Durante os dias 18 a 30 de setembro acontece o ciclo de palestras online pelo site www.planetaead.com.br. Entre os assuntos estão: a Violência no Trânsito: Causas e medidas de redução ministrada pelo Comandante da Ciptran tenente-coronel Alírio Vilassanti Romero. A Presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul (Cetran-MS), professora Regina Maria Duarte palestra sobre a Municipalização do Trânsito: procedimentos e benefícios. E finalizando o ciclo de palestras online com a Gestora de Educação e Segurança de Trânsito do Detran-MS, professora Glaucimara Lopes Hova ministra sobre o processo de formação do condutor e o papel do CFC.

Para finalizar as ações da Semana Nacional de Trânsito em Campo Grande, no dia 25 será realizada uma blitz educativa noturna na Avenida Afonso Pena com a Rua Rio Grande do Sul.

Ainda durante o mês de setembro, o Detran-MS realiza Encontros pedagógicos, palestras e visitas com a Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho, em 10 cidades do interior do Estado: Três Lagoas, Mundo Novo, Eldorado, Naviraí, Dourados, Nova Andradina, Ivinhema, Bodoquena, Ponta Porã e Amambaí.