Em reunião nesta quarta-feira (5), os deputados estaduais marcaram para 11 de dezembro a eleição da Mesa Diretora e programaram calendário de votações de cerca de 41 projetos para limpar a pauta e entrar em recesso.

Segundo o deputado Pedro Kemp (PT), estão em discussão cinco projetos do governo a serem encaminhados nos próximos dias, 11 vetos e cerca de 24 propostas de parlamentares, além do orçamento do Estado para 2013.

Sobre a Mesa Diretora, os deputados fecharam consenso na recondução de Jerson Domingos (PMDB) à presidência. A primeira secretaria, segundo cargo mais poderoso da Assembleia, passará a ser comandada por Antônio Carlos Arroyo (PT). Pelo PT, Kemp assumirá a segunda secretária no lugar de Paulo Duarte (PT).

Pequeno impasse

Marcou a discussão sobre a composição da Mesa Diretora a tentativa de o líder do governo, Júnior Mochi (PMDB), promover rodízio de cargos na bancada do PMDB. Ele mirou o lugar de Maurício Picarelli (PMDB) na primeira vice-presidência, que administra cargos e o orçamento da TV Assembleia.

A ideia de Mochi era ocupar a vaga, enquanto Eduardo Rocha (PMDB) assumiria a liderança do governo na Casa e Picarelli viraria líder de bancada. O primeiro vice-presidente não acolheu a sugestão e, para não criar conflito, Mochi recuou.

Segundo Kemp, Márcio Monteiro (PSDB) ensaiou reivindicar a segunda vice-presidência no lugar de Dione Hashioka (PSDB). A tentativa também não vingou. Na terceira vice-presidência seguirá Mara Caseiro (PTdoB) e Felipe Orro (PDT) continuará na terceira secretaria.