Pular para o conteúdo
Geral

Demóstenes Torres volta a acionar STF contra processo no Conselho de Ética

Depois da tentativa fracassada de suspender o processo que enfrenta na Comissão de Ética no Senado, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) voltou a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) apresentando outro mandado de segurança com o mesmo objetivo, nesta sexta-feira (15). O processo foi distribuído novamente para a ministra Cármen Lúcia Rocha. A defesa […]
Arquivo -

Depois da tentativa fracassada de suspender o processo que enfrenta na Comissão de Ética no Senado, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) voltou a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) apresentando outro mandado de segurança com o mesmo objetivo, nesta sexta-feira (15). O processo foi distribuído novamente para a ministra Cármen Lúcia Rocha. A defesa também recorreu da primeira decisão.

No segundo mandado de segurança, os advogados alegam que a Comissão de Ética está desrespeitando prazos processuais ao marcar para a próxima segunda-feira (18) tanto a apresentação do relatório do relator Humberto Costa (PT-PE) quanto a votação desse documento pelos colegas.

A defesa de Demóstenes argumenta que o Código de Ética e Decoro Parlamentar do Senado prevê prazo de dez dias úteis para apreciação de relatório pelo Conselho, após a apresentação do relator.

Os advogados também criticam o fato de a apresentação do relatório ocorrer no dia útil seguinte à anexação das alegações finais do senador, entregue nesta sexta-feira (15) . “Tal prematuro agendamento denota claramente que o senador relator, ao que parece, não pretende levar em consideração qualquer tese defensiva que será aposta em alegações finais, num evidente prejulgamento que, salvo melhor juízo, parecer atender a inclinações nocivas à presunção de ”.

Nesta sexta-feira, a ministra Cármen Lúcia negou o primeiro mandado de segurança para suspender o trabalho da Comissão de Ética no caso Demóstenes. O documento, protocolado ontem (14), argumenta pela ilegalidade das interceptações telefônicas que estão sendo usadas como prova de envolvimento do senador com o grupo do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, suspeito de liderar esquema de jogos ilegais em Goiás.

Cármen Lúcia rejeitou o primeiro mandado de segurança alegando que não cabe interferência do Judiciário em atos internos do Legislativo. “Está-se diante de matéria configuradora de ato interna corporis, imune ao controle judicial”, justificou a ministra.

Os advogados de Demóstenes recorreram hoje contra essa decisão alegando que cabe intervenção judicial nos trabalhos do Conselho de Ética porque a votação que impediu perícia nas escutas telefônicas não tinha quorum suficiente.

“Resta evidente que não se trata aqui, pura e simplesmente, de questão interna corporis, sendo imperioso buscar o crivo do Poder Judiciário, máxime dessa Corte Suprema, para garantir a primazia e irrestrita observância da Constituição Federal”, sustenta a defesa de Demóstenes, que pede anulação do resultado e nova votação. 

Nos dois instrumentos jurídicos apresentados, os advogados pedem que a ministra suspenda liminarmente os trabalhos do Conselho de Ética enquanto o mérito dos pedidos não forem apreciados.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em menos de duas horas, suspeito de tentativa de homicídio é preso em Rio Brilhante

Câncer de mama

Mulheres que passaram por cirurgia de retirada da mama terão direito a fisioterapia em Campo Grande

Mulher mente sobre sequestro relâmpago em Campo Grande e é investigada pela polícia

Morre cantora Sol, musa dos anos 80 e ‘rival’ de Gretchen, aos 69 anos

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Esportes da Sorte ganha protagonismo no Carnaval com experiências marcantes pelo Brasil

Últimas Notícias

Brasil

Homem morre após salto de asa-delta em Caraguatatuba

Vítima bateu em árvores durante queda e não resistiu aos ferimentos

MidiaMAIS

‘Formigueiro’: show de João Gomes bate recorde de público pessoas no Parque das Nações

Dono de hits do piseiro à vaquejada, João superou a estimativa de público de Luísa Sonza, que era de 40 mil

Cotidiano

Mais agilidade: Tempo de espera por atendimento nas UPAs será monitorado por novo sistema

Monitoramento do tempo de espera será feito pelo sistema de prontuário clínico digital usado no atendimento do SUS

Famosos

Larissa Manoela critica quadro tosco do Fantástico sem medo de ser demitida: ‘ainda bem’

Alvo do "humorístico" sem graça, Larissa Manoela não engoliu a "piada"