Pular para o conteúdo
Geral

‘Demora no tempo de espera para o ônibus ficará no passado’, promete prefeitura

Novo projeto de ônibus, ainda em fase de testes, será semelhante a um metrô que circula nas grandes capitais. E licitação prevê pontualidade e fim da disputa de ônibus X carros de passeio
Arquivo -

Novo projeto de ônibus, ainda em fase de testes, será semelhante a um metrô que circula nas grandes capitais. E licitação prevê pontualidade e fim da disputa de ônibus X carros de passeio

O tempo de espera para a chegada de um ônibus e a demora no trajeto, algo que incomoda os usuários do transporte coletivo e é motivo de desistência de uso por parte de muitos passageiros, será um problema do passado, promete a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

“Pretendemos desafogar o trânsito com equipamentos e uma frota mais nova. Serão quatro terminais de ônibus que percorrerão os 55 quilômetros de CTC´s (Corredores de Transporte Coletivo), passando por quatro terminais. Hoje, temos como desafio diminuir o tempo do trajeto e a dificuldade nos terminais de integração na região norte, já que não temos um na saída para e isso aumenta o tempo da viagem”, explica o diretor presidente da Agetran, Rudel Trindade.

Outro problema na cidade, segundo Rudel, é a disputa entre veículos e ônibus nas vias. “A viagem mais longa tem uma grande complicação por conta da disputa entre carros de passeio e ônibus, algo que pretendemos acabar com a construção dos CTC´s. E a agência de regulação agora estabelece índices de satisfação, pontualidade e diversos itens a empresa operadora, para não perdermos o passageiro”, afirma Rudel.

Os CTC´s fazem parte do projeto Mobilidade Urbana, do PAC 2 (Projeto de Aceleração do Crescimento). “Teremos o CTC Norte Sul, que fará o trajeto Nova Bahia – General Osório – Centro, o CTC Sudoeste, com o percurso Aero Rancho – Bandeirantes – Centro e por último o CTC Sul, com a construção do novo terminal Cafezais – Guaicurus – Centro, gastos na ordem de R$ 180 milhões”, diz Rudel.

Para a construção de todo este projeto, Rudel conta que Campo Grande foi escolhida pelo Ministério das Cidades para apresentar um projeto conceitual do transporte coletivo. “Apresentamos primeiro o projeto piloto, sem muitos detalhes. Agora estamos na fase do projeto executivo com a Caixa Econômica Federal. Temos de detalhar os orçamentos, tipo de pavimento e custos, entre outras exigências”, conta Rudel.

Com relação aos coletivos, André Oliveira, gerente de marketing da Marcopolo, empresa fabricante dos ônibus a serem utilizados na Capital, ele fala dos benefícios. “Os ônibus possuem 2,60 metros de altura, são dez centímetros a mais do que os que já estão sendo utilizados e com 18 metros a mais de comprimento. Agora eles estão sendo utilizados no e existe a possibilidade de serem utilizados aqui também. Amanhã um modelo desse estará percorrendo as vias da cidade”, afirma Oliveira.

O prefeito da Capital, Nelson Trad Filho, compara os novos coletivos a um metrô utilizado nas grandes cidades. “É um vagão semelhante a um metrô, com ar-condicionado, local para idoso, informação através de monitores GPS (Rastreador Via Satélite), algo que ajuda o turista porque mostra exatamente o ponto onde o passageiro se encontra na cidade e também é uma segurança a mais para o trabalhador”, garante o prefeito.

Nelsinho diz ainda que a nova licitação visa diminuir a espera nos ônibus. “É um pedido antigo da população para que diminua a superlotação. E, como aumentou o número de veículos, também aumentará o número de ônibus nas ruas”, conclui o prefeito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empreiteira inicia ação de reparo na cratera aberta na nova avenida do São Conrado

Alvo de operação contra o tráfico em MS morre após apontar arma para policiais

‘Sem acreditar’, amigos e familiares lamentam morte de motoentregador em acidente na Joaquim Murtinho

detran

Agências do Detran retornam com atendimento apenas na próxima segunda-feira 

Notícias mais lidas agora

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

Catedral inicia venda do tradicional bolo de Santo Antônio, com 3 mil alianças 

Últimas Notícias

Brasil

Dino manda suspender pagamento de 1,2 mil emendas da saúde

Ministro constatou descumprimento de medida determinada por ele

MidiaMAIS

Oficina ensinará jovens da periferia de Campo Grande a produzir filmes sobre suas vidas

Coletivo TransCine - Cinema em Trânsito ministra oficina Conte Sua História durante mês de maio em quatro instituições

Polícia

Homem condenado por estuprar adolescente em praça é preso em MS

Crime ocorreu em 2019 e homem foi preso nesta quarta-feira (30) após a condenação

Cotidiano

Servidores municipais recebem salário de abril na próxima quarta-feira

O pagamento será feito aos funcionários ativos, aposentados e pensionistas