Maior exportador mundial de carne bovina, segundo dados de 2011 da Secex/MDIC (1,4 milhão de toneladas equivalente carcaça), o Brasil terá, a partir de agora, um banco de dados único, com informações sobre criação e transporte de animais nos 27 Estados brasileiros, o que garantirá maior controle da movimentação dos rebanhos no País.

Todos estes dados constarão da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que será entregue, hoje, quarta-feira, dia 18/4, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“A unificação das informações sobre essa cadeia produtiva dará maior transparência e credibilidade aos sistemas agropecuários, além de permitir a integração dos vários sistemas de controle, inclusive o sanitário, o que consolidará sua condição de destaque como produtor e exportador de carne bovina” avalia a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

Desenvolvida mediante um acordo de cooperação entre CNA e MAPA, a Plataforma passará a receber as informações dos Estados sobre o rebanho brasileiro e a movimentação dos animais. Todos os detalhes sobre o funcionamento da PGA e do módulo de Gestão de Trânsito dos Animais (GTA) serão apresentados durante o evento de lançamento da nova Plataforma, nesta quarta-feira 18), às 10h, no auditório da sede da CNA (SGAN Quadra 601 – Módulo K – Edifício Antônio Ernesto de Salvo – 1º subsolo), em Brasília.

A cerimônia será presidida pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, e pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, que estarão à disposição da imprensa logo após o evento.