Pular para o conteúdo
Geral

Crianças são treinadas para ajudar nas ações contra a dengue em comunidades do Rio

Uma estratégia inovadora que está dando certo para combater a dengue no Rio é a conscientização das famílias a partir das crianças. Durante um mês, 9 mil jovens participaram do programa Bombeiro Mirim Contra a Dengue, do governo estadual. Ao final do curso, receberam diploma de participação e passaram a acompanhar os agentes de saúde […]
Arquivo -

Uma estratégia inovadora que está dando certo para combater a dengue no Rio é a conscientização das famílias a partir das crianças. Durante um mês, 9 mil jovens participaram do programa Bombeiro Mirim Contra a Dengue, do governo estadual.

Ao final do curso, receberam diploma de participação e passaram a acompanhar os agentes de saúde nas visitas às residências, em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A formatura aconteceu hoje (3), durante o evento Todos Contra a Dengue, realizado no Complexo do Alemão. ,

Para o novo bombeiro mirim Daivid Estevão Brandão, de 11 anos, o objetivo da missão pode ser conferido no juramento dos jovens formandos: “Prometo acabar com a dengue e falar com meus parentes e amigos sobre a doença”, disse o estudante, que cursa a 5ª série do ensino fundamental. Daivid conhece bem o problema porque já pegou dengue. “Aprendi que temos que tampar a caixa d´água, retirar a água dos vasos de plantas e colocar o lixo em um local adequado.”

A subsecretária estadual de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, ressaltou que o combate à doença só será realmente eficaz com a participação decisiva das famílias. “O objetivo é levar à comunidade as ações de prevenção.

Os bombeiros mirins fazem parte de uma estratégia que o governo do estado adotou para passar a essas crianças o conhecimento e atitudes na direção à prevenção da dengue. É a nossa aposta, de transformar o conhecimento em prática, com esses agentes, que serão catalisadores dentro da própria comunidade.”

Miyamoto explicou que os focos do mosquito variam de uma comunidade para outra. Em Duque de Caxias, por exemplo, ela disse que os levantamentos apontaram concentração nos depósitos de lixo clandestinos. Já no Complexo do Alemão, os focos do mosquito estão localizados principalmente em reservatórios de água. “Em lugares onde houve mobilização mais intensa, percebemos que houve uma redução importante. Isso se deve à atitude das pessoas em retirar os focos de dentro de seus próprios domicílios.

O agente faz uma visita a cada dois meses nas residências, mas o mosquito se prolifera em apenas sete dias.” No último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade do Rio registrava 6.565 casos de dengue, concentrados nos bairros das zonas norte e oeste. Desses, foram confirmados 41 casos do tipo 4, que entrou recentemente no estado e para o qual os moradores ainda não têm imunidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeito de colocar fogo em banheiro químico próximo ao STF é detido

De olho no acesso, Maracaju surpreende e assume liderança no início do Estadual da Série B

Professora acusada de estuprar aluna de 4 anos em creche é afastada, diz Semed

Julgamentos da Ação - Núcleo 1 - Foto: Luiz Silveira/STF

Voto de Dino para condenar Bolsonaro e mais 7 tem ressalvas sobre três réus

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Funcionários suspendem paralisação após Santa Casa efetuar pagamento em Campo Grande

Prova noturna será atrativo da primeira edição da Corrida da Polícia Federal no dia 27

Últimas Notícias

Mundo

Macron indica ministro da Defesa como premiê em tentativa de pôr fim a crise política na França

Sébastien Lecornu atua no governo de Macron desde 2017

MidiaMAIS

Inédita em MS, Bienal Pantanal terá convidados nacionais e mais de 70 atividades gratuitas

Leandro Karnal, Almir Sater e Ana Maria Gonçalves estão entre os participantes do evento

Brasil

PR: Mulher é presa por armazenar pornografia infantojuvenil da própria filha

Criança de nove anos era submetida a videochamadas

Polícia

Homem morto a tiros ao avançar em PMs no Jardim Nashville estava foragido da Justiça

Adilson acumulava uma extensa ficha criminal com várias passagens por violência doméstica