O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG) vai pedir o indiciamento de 46 pessoas no relatório final que será apresentado nesta quarta-feira em Brasília. Entre os indiciados, está o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Segundo o relator, o tucano cometeu seis crimes, como corrupção passiva e formação de quadrilha. O documento aponta que há fortes indícios de que foram realizados pagamentos diretamente ao governador.

Perillo disse que está sendo vítima de uma briga política. “O fórum para se investigar governadores é o STJ, o Superior Tribunal de Justiça. Lá não tem politicagem, lá não há direcionamento, as análises são técnicas. Eu mesmo pedi para o STJ me investigar”.

O relator deixou de fora da lista de indiciados o outro governador investigado pela comissão, Agnelo Queiroz, do PT do Distrito Federal. Cunha, no entanto, também pede o indiciamento do ex-presidente da construtora Delta, Fernando Cavendish.

Segundo as investigações, Cachoeira mantinha empresas fantasmas que receberam R$ 98 milhões da Delta. O ex-diretor da construtora no Centro-Oeste Cláudio Abreu também foi indiciado. A CPI recomenda ainda o indiciamento do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), do ex-senador Demóstenes Torres (sem partido) e do prefeito de Palmas, Raul Filho. Por fim, o relator pede que o Conselho Nacional do Ministério Público investigue a conduta do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no caso da Operação Vegas, da Polícia Federal. Para a CPI, Gurgel suspendeu a investigação sem justificativa, possibilitando que a quadrilha continuasse atuando.