O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, principal responsável pela queda do governo do ex-presidente Muammar Khadafi (morto em outubro de 2011), demitiu o governo provisório do país.

O comando do conselho alegou que os dirigentes eram incompetentes. O CNT conta com o apoio do Brasil e da comunidade internacional para a chamada reconstrução da Líbia. Fathi Baja, um dos dirigentes demitidos, disse que o conselho aprovou um voto de censura ao primeiro-ministro, Abdurrahim El Keib.

Moussa Al Kuni, outro integrante do CNT, confirmou que o voto ocorreu anteontem (25), mas a decisão não foi divulgada devido à incapacidade do conselho de formar novo governo. O episódio ocorre a pouco mais de um mês de o CNT promover as primeiras eleições nacionais, em junho.

El Keib, que assumiu o cargo em novembro, um mês depois do fim da civil, acusou o CNT de prejudicar o trabalho do governo.O primeiro-ministro El Keib acusou “alguns membros do Conselho de Transição” de “atacar insistentemente o trabalho do governo nos últimos cinco meses”.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa