Após a vistoria realizada no dia 20 de julho no Hospital Regional em Campo Grande, o CES (Conselho Estadual de Saúde) terá 30 dias para emitir relatório.

De acordo com Florêncio Garcia Escobar, presidente do CES, ainda não há informação oficial. “Solicitei que as comissões emitam um parecer”.

Escobar destacou que a vistoria no Hospital Regional ocorreu dentro de um planejamento e que outras instituições também serão visitadas. “Na próxima semana os documentos estarão disponíveis”.

O presidente ressaltou que no momento não poderia falar sobre a vistoria, pois esteve apenas nos dois últimos andares do Hospital. “A vistoria era por comissões e ainda vamos solicitar informações sobre contratos”.

Florêncio se refere aos contratos de serviço terceirizados, que na verdade indicam uma forma disfarçada de “privatização” do SUS, segundo sindicalistas da área da saúde do MS. Estes contratos incluem muitos dos serviços essenciais do HR. O mesmo fato se repete na Santa Casa de Campo Grande, insituição privada, mas que está sob intervenção do por público desde 2005.

Já os representantes do Conselho Local de Saúde do HR, que funciona dentro do hospital, pretendem tomar uma decisão quanto a sua não participação na vistoria realizada pelo CES. Segundo Rony Afonso, secretário executivo do Conselho Local, a coordenadora Neide Eliane se manifestará sobre o assunto na reunião de hoje à noite do Fórum Municipal de Sáude de Campo Grande.

O questionamento dos conselheiros do HR, que representantam os usurários, é sobre o fato de não terem sido informados, oficialmente, das inspeções, já que conhecem profundamente os problemas do hospital.