O governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo, publicou no diário oficial de hoje (23), o edital da diretoria executiva do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de ) convocando reunião extraordinária com os membros do conselho.

A reunião será realizada no dia 26 de novembro de 2012, na sede da Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos), às 16h. De acordo com a publicação, o orçamento para 2013 será liberado com qualquer número de presentes.

Fundersul

O Fundo foi criado no ano 2000, durante o governo Zeca do PT, com a aprovação de Lei pela Assembleia Legislativa, criando o tributo cobrado dos produtores pelo transporte de produção agrícola, combustíveis e de animais.

Segundo o texto original, a utilização do recurso é para a manutenção das estradas. No entanto, com a precariedade das vias de escoamento da produção rural sul-mato-grossense, os protestos de produtores em todo o estado se tornaram comuns. Os criadores e lavouristas reclamam que falta transparência na destinação do Fundo milionário.

No ano de 2010 o Fundersul arrecadou no Estado um total de 185 milhões de reais. Destes, 75% ficaram no cofre do Estado e 25% são repassados às prefeituras. Em 2011 o valor girou em torno de R$ 176 milhões.