Pular para o conteúdo
Geral

Congresso valida desconto na conta de luz a partir de 2013

Após ter sido votado na Câmara no início da tarde desta terça-feira, foi a vez do Senado aprovar a medida provisória (MP) 579, que prorroga as concessões de energia para as empresas cujos contratos com o governo vencem entre 2015 e 2017. Como a MP foi alterada na comissão mista formada para analisar o texto, […]
Arquivo -

Após ter sido votado na Câmara no início da tarde desta terça-feira, foi a vez do Senado aprovar a medida provisória (MP) 579, que prorroga as concessões de energia para as empresas cujos contratos com o governo vencem entre 2015 e 2017. Como a MP foi alterada na comissão mista formada para analisar o texto, ela segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Na prática, a medida oferece às concessionárias de energia a possibilidade de renovar os contratos com o governo por até 30 anos. Na concessão, o poder público cede à iniciativa privada o direito de explorar o serviço, mediante cobrança de tarifas para pagar inclusive os investimentos feitos na construção de hidrelétricas, postes, instalação de infraestrutura, etc. No entanto, essa compensação por investimentos feitos no passado não serão mais feitos, segundo as novas regras dos contratos.

As empresas interessadas em renovar o contrato com a União (e continuar a ter lucros com a exploração dos serviços de energia elétrica), deveriam se submeter a novas regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre as medidas, estão a eliminação de dois tributos: a Reserva Global de Reversão (RGR) e a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Os programas de universalização da energia elétrica e programas de ampliação do acesso ao serviço, como o Luz pra Todos e a Tarifa Social, serão financiados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), cujo custo será reduzido em 75%.

O relator da proposta, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), incorporou à MP 579 a medida provisória 591, que oficializa em R$ 20 bilhões os valores devidos como indenização às empresas que decidiram antecipar a renovação com o governo. Os recursos serão sacados da RGR, que será extinta em 2013.

O objetivo do governo é baratear os custos da energia para famílias, empresas e indústrias, reduzir a inflação e tornar os produtos brasileiros mais competitivos no mercado externo – já que a energia é um dos fatores que mais encarece a produção. A redução média prometida no valor das tarifas era de 20,2%, mas a recusa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia Energética de (Cesp) e Companhia Paranaense de Energia (Copel) pegou o governo de surpresa, o que acabou reduzindo o desconto médio prometido na conta de luz de 20,2% para 16,7%.

As empresas que não aceitaram a prorrogação dos contratos alegaram que a indenização proposta pelo governo para compensar os investimentos feitos pelas concessionárias do setor é menor do que a devida. O governo afirma que o valor é justo e nega que a recusa tenha motivações políticas (as três geradoras que não aderiram ao plano são de Estados governados por partidos de oposição a Dilma).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira