Pular para o conteúdo
Geral

Conflito entre índios e fazendeiros leva parlamentares ao Mato Grosso do Sul

As Comissões de Direitos Humanos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados vão ao Mato Grosso do Sul na segunda-feira (10), para visitar um acampamento de índios Guaranis-Kaiowás. A diligência será feita no acampamento Pyelito Kue está localizado no município de Iguatemi, sul do Estado, e é uma área de ocupação tradicional cuja demarcação […]
Arquivo -

As Comissões de Direitos Humanos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados vão ao Mato Grosso do Sul na segunda-feira (10), para visitar um acampamento de índios Guaranis-Kaiowás. A diligência será feita no acampamento Pyelito Kue está localizado no município de , sul do Estado, e é uma área de ocupação tradicional cuja demarcação há anos vem sendo reivindicada pelos indígenas. Em 2008, a Fundação Nacional do Índio (Funai) constituiu um grupo técnico que está trabalhando nos estudos antropológicos e fundiários necessários para a demarcação da terra.

Os parlamentares também vão fazer uma reunião com representantes de proprietários rurais na Câmara de Vereadores da cidade de .

Histórico de violência

Segundo a Funai, nos anos de 2006 e de 2009 os indígenas realizaram tentativas de ocupação de parte das áreas que consideram como de ocupação tradicional e foram violentamente expulsos por produtores rurais.

Em agosto de 2011, entraram em algumas fazendas da região e, depois de serem novamente expulsos, acamparam na margem de uma rodovia estadual secundária não pavimentada.

No local, foram atacados na noite de 23 de novembro e tiveram o acampamento incendiado. Desde então, os indígenas se alojaram na margem do Rio Hovy, no interior da Fazenda Cambará. O terreno ocupado é de aproximadamente um hectare, localizado em Área de Preservação Permanente (APP).

Em agosto deste ano, a Justiça Federal de Naviraí determinou liminarmente a reintegração de posse da área, decisão que foi suspensa, também em caráter liminar, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Estima-se que a população indígena deste acampamento seja de aproximadamente 160 pessoas.

Comitiva

Na reunião do Plenário desta sexta-feira (7), o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS), lembrou que a situação é complexa, e a comitiva vai conversar não só com índios, mas com autoridades estaduais e com fazendeiros na tentativa de encontrar uma saída negociada para o conflito.

– A situação é da maior gravidade, houve até ameaça de um suicídio coletivo; mas entendo que estamos caminhando para uma solução – afirmou Paim.

Os senadores Randofe Rodrigues (PSOL-AP) e João Capiberibe (PSB-AP) devem compor a comitiva pelo Senado Federal. Pela Câmara, irão os deputados Danilo Forte (PMDB-CE), Erika Kokay (PT-DF), Geraldo Resende (PMDB-MS), Janete Capiberibe (PSB-AP), Penna (PV-SP), Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Sarney Filho (PV-MA).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tentativa de abordagem de motociclista termina com PM atropelado no Tiradentes

motociclista

VÍDEO: Motociclista morre em colisão contra carro no bairro Pioneiros

Réu por assassinato de locatário não tem data para ir a júri popular em Campo Grande

desfile

GALERIA: confira as fotografias do desfile cívico-militar do Dia da Independência

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

missa

Relíquia de Carlo Acutis, fio de cabelo do ‘santo da geração millennial’ causa emoção na Paróquia São Francisco

Últimas Notícias

Polícia

Tio é suspeito de estuprar sobrinha de 10 anos em aldeia de Dourados

A criança contou sobre o estupro para a mãe que acionou a polícia

Polícia

PMs matam rapaz que teria ameaçado segurança de festa em Nova Alvorada do Sul

Na abordagem, os PMs perceberam tratar-se de uma pessoa armada com revólver e que poderia atirar contra eles

Esportes

Seleção feminina ganha do Japão e conquista medalha de bronze no Mundial de vôlei

Ponteira Gabi foi o destaque da partida com 35 pontos.

Trânsito

VÍDEO mostra impacto de acidente que matou motociclista em Corumbá

Endion Natividade Ribeiro, de 31 anos, morreu ao bater a motocicleta que pilotava em um poste