Pular para o conteúdo
Geral

Concessionárias calculam que fecharam 30% a mais em vendas com redução de IPI

Com o fim do prazo para comercialização de automóveis com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido se aproximando, várias concessionárias vêm anunciando uma série de promoções. O redução do tributo vale até o próximo dia 31. Em Brasília, a Agência Brasil foi a cinco concessionárias para saber a expectativa dos vendedores sobre os últimos […]
Arquivo -

Com o fim do prazo para comercialização de automóveis com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido se aproximando, várias concessionárias vêm anunciando uma série de promoções. O redução do tributo vale até o próximo dia 31.

Em , a Agência Brasil foi a cinco concessionárias para saber a expectativa dos vendedores sobre os últimos dias de IPI reduzido. Em quase todas, os vendedores dizem que houve aumento de cerca 30% nas vendas, nos últimos 15 dias. Eles esperam que a redução do imposto promovida pelo governo seja prorrogada.

“Eu espero que o governo mantenha a redução do IPI por mais tempo. A aprovação dos bancos [de financiamentos para compra de veículos] melhorou muito nas últimas semanas. Os bancos voltaram a ser mais flexíveis. Na última quinzena, as vendas aumentaram em cerca de 30%”, disse o vendedor Anderson Gustavo Rosa.

A consultora de vendas Daniela Ernesto revelou que os vendedores estão esperando que o fluxo de clientes aumente na próxima semana com a proximidade do fim do prazo da redução tributária. “Acho que amanhã [31] não teremos nem tempo de respirar. As vendas aumentaram bastante, cerca de 30%. Os clientes estão fazendo muita pesquisa antes de fechar um negócio para encontrar um preço menor”, estimou a consultora pelo fato de sábado ser tradicionalmente um dia movimentado nas concessionárias.

“Houve crescimento nas vendas, o mês foi bem forte. Quase atingimos a meta de vender 350 carros por mês. Até agora, já fechamos negócio em 328 carros. Nossa expectativa é superar a meta. Ainda está havendo muito problema com a aprovação de crédito. Aqui na loja, fizemos um convênio com o Banco do Brasil para facilitar a venda, mas a aprovação é facilitada quando o cliente dá uma entrada de 50% e financia os outros 50% em 24 meses”, relata o supervisor de vendas Hamilton Lustosa.

Os fabricantes têm conversado com o governo sobre a possibilidade de manutenção da medida. Na última quarta-feira (22), por exemplo, o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Flávio Meneghetti, disse que não recebeu sinalização do governo sobre uma possível prorrogação. Mas, segundo ele, o setor tem procurado mostrar ao governo que o IPI menor foi determinante para reverter resultados negativos em termos de vendas.

Segundo Meneghetti, no acumulado do ano, até o dia 21, as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 3,92%, em relação ao mesmo período de 2011. Foram 2,225 milhões de carros vendidos. Para ele, se a medida não for prorrogada, os números poderão não se manter.

O benefício do IPI com alíquota reduzida valerá apenas para os veículos que forem faturados até o dia 31 deste mês, caso não haja prorrogação da medida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
passageira onibus

Passageira nega agressão a estudante em briga por assento em ônibus e relata confusões anteriores com jovem

Aos 2 anos, Davi possui hipertrofia adenoideana e mãe abre Vakinha para cirurgia

câmara bancada ambiental

Motta pode pautar anistia com urgência na Câmara e bancada de MS reage; confira

PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da Minoria na Câmara

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Moraes autoriza psiquiatra para Roberto Jefferson, em prisão domiciliar

Últimas Notícias

Polícia

Confira o trajeto feito pela aeronave pilotada por fazendeiro morto em queda no Pantanal de MS

A queda resultou na morte do fazendeiro e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos

Cotidiano

Professores da Reme se reúnem em assembleia para avaliar proposta do novo piso salarial

Presidente da Associação desmentiu boatos de que a Prefeitura teria proposto a redução do salário de professores temporários

Transparência

Justiça condena ex-prefeito por fazer papel de ‘salvador do povo’ com dinheiro público

Álvaro Urt foi cassado em 2020, chegou a ser eleito novamente em 2024, mas foi cassado novamente do cargo

Trânsito

Estudante arrastada por ônibus recebe alta médica em Campo Grande

Em conversa com amiga, adolescente diz que a mochila dela ficou presa no banco e quando foi descer prendeu o pé na porta do ônibus