Pular para o conteúdo
Geral

Comissões vão debater telefonia móvel com operadoras, governo e Anatel

Duas comissões do Senado retomam as atividades após o recesso articulando audiências para avaliar a situação da telefonia móvel no país. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) pretende votar ainda nesta quarta-feira (1º) requerimento para a realização de debate sobre a qualidade dos serviços e os investimentos das operadoras. Na primeira […]
Arquivo -

Duas comissões do Senado retomam as atividades após o recesso articulando audiências para avaliar a situação da telefonia móvel no país. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) pretende votar ainda nesta quarta-feira (1º) requerimento para a realização de debate sobre a qualidade dos serviços e os investimentos das operadoras.

Na primeira reunião deliberativa, que deve ser marcada para a próxima semana, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) também deve examinar o segundo pedido de audiência. As comissões querem avaliar os problemas do setor representantes das operadoras, do governo e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Zendas suspensas

Os debates acontecem na sequência da decisão da Anatel de suspender a venda de chips e modems de internet 3G pelas operadoras TIM, OI e Claro em diversos estados. A medida veio em resposta ao volume de reclamações dos consumidores insatisfeitos com a qualidade dos serviços. A retomada das vendas dependerá da aprovação de planos de investimentos para a solução dos problemas, como a frequente queda de sinal.

A audiência na CCT foi requerida pelos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), que preside a comissão, e Walter Pinheiro (PT-BA). Serão convidados o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e os presidentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

No requerimento, os autores criticam as operadoras pela tentativa de explicar as falhas nos serviços a embaraços causados por órgãos públicos – entre esses os da área ambiental, por supostas negativas de licença para a instalação de novas antenas. Afirmam ser função das concessionárias as providências para garantir “padrão razoável de serviço” aos usuários.

O pedido de audiência na CMA foi proposto por Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que preside a comissão. Ele sugere a participação de representantes das três operadoras penalizadas, da Anatel e também da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça.

Rollemberg já se manifestou em apoio à decisão da Anatel de suspender a venda de chips e modems. A seu ver, a medida revela a disposição da autoridade reguladora em fazer cumprir sua missão legal de fiscalizar e controlar a qualidade dos serviços de telefonia móvel.

– As empresas de telefonia vêm batendo recordes em reclamações dos consumidores com a prestação de serviços de péssima qualidade. Portanto, a decisão da Anatel é absolutamente correta – comentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Raio-x: Resultados de exames realizados na rede municipal têm nova data de retirada

Saturação: operação da PMMS mobiliza equipes com viaturas e helicópteros em Campo Grande

Bairros se unem para realizar 1° Copinha de Futebol de Base sub-13 em Campo Grande

Campeonato de Salto Estadual de hipismo ocorrerá este final de semana em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Engavetamento com quatro carretas deixa cabine de veículo destruída na BR-163 em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata do Jardim Noroeste

É possível ver de longe a fumaça com tonalidade laranjada

Cotidiano

Campo Grande tem mais de 1,1 mil inscritos para desconto na compra da casa própria

Programa da prefeitura visa incentivar aquisição de imóvel para famílias de baixa e média renda

Cotidiano

Poste pega fogo e moradores ficam sem energia na Vila Olinda

O Corpo de Bombeiros está no local e tenta conter as chamas

Cotidiano

Táxi fica 15% mais caro em Campo Grande a partir deste sábado; confira novos valores

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (12)