Pular para o conteúdo
Geral

Comissões vão debater telefonia móvel com operadoras, governo e Anatel

Duas comissões do Senado retomam as atividades após o recesso articulando audiências para avaliar a situação da telefonia móvel no país. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) pretende votar ainda nesta quarta-feira (1º) requerimento para a realização de debate sobre a qualidade dos serviços e os investimentos das operadoras. Na primeira […]
Arquivo -

Duas comissões do Senado retomam as atividades após o recesso articulando audiências para avaliar a situação da telefonia móvel no país. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) pretende votar ainda nesta quarta-feira (1º) requerimento para a realização de debate sobre a qualidade dos serviços e os investimentos das operadoras.

Na primeira reunião deliberativa, que deve ser marcada para a próxima semana, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) também deve examinar o segundo pedido de audiência. As comissões querem avaliar os problemas do setor representantes das operadoras, do governo e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Zendas suspensas

Os debates acontecem na sequência da decisão da Anatel de suspender a venda de chips e modems de internet 3G pelas operadoras TIM, OI e Claro em diversos estados. A medida veio em resposta ao volume de reclamações dos consumidores insatisfeitos com a qualidade dos serviços. A retomada das vendas dependerá da aprovação de planos de investimentos para a solução dos problemas, como a frequente queda de sinal.

A audiência na CCT foi requerida pelos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), que preside a comissão, e Walter Pinheiro (PT-BA). Serão convidados o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e os presidentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

No requerimento, os autores criticam as operadoras pela tentativa de explicar as falhas nos serviços a embaraços causados por órgãos públicos – entre esses os da área ambiental, por supostas negativas de licença para a instalação de novas antenas. Afirmam ser função das concessionárias as providências para garantir “padrão razoável de serviço” aos usuários.

O pedido de audiência na CMA foi proposto por Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que preside a comissão. Ele sugere a participação de representantes das três operadoras penalizadas, da Anatel e também da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça.

Rollemberg já se manifestou em apoio à decisão da Anatel de suspender a venda de chips e modems. A seu ver, a medida revela a disposição da autoridade reguladora em fazer cumprir sua missão legal de fiscalizar e controlar a qualidade dos serviços de telefonia móvel.

– As empresas de telefonia vêm batendo recordes em reclamações dos consumidores com a prestação de serviços de péssima qualidade. Portanto, a decisão da Anatel é absolutamente correta – comentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira

Polícia

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

O criminoso conseguiu fugir antes da polícia chegar ao local

Polícia

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmeras de segurança teriam flagrado a ameaça

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado